sábado, 15 de março de 2008

Uma tarde na Região Vitivinícola dos Biscoitos

Na tarde de ontem (14 de Março de 2008) , os alunos do Curso de Técnico de Laboratório, Kery, Marisa, Marco e Tiago, visitaram uma vinha do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha Terceira e a Adega da Casa Agrícola Brum. Estes alunos são da Escola Padre Jerónimo Emiliano de Andrade e encontram-se na Universidade dos Açores- Departamento de Ciências Agrárias no Laboratório de Enologia e Laboratório de Química Analítica- a fazer a componente prática do referido curso. Esta decorre à quinta-feira e sexta- feira de tarde.
A Tutora destes alunos é a Professora Doutora Teresa Lima responsável por esses Laboratórios, uma vez que estes estudantes nos seus estágios têm observado e executado análises físico-químicas, com vinhos da Região Vitivinícola dos Biscoitos, e também ajudado na montagem das aulas práticas laboratoriais e sensoriais de enologia.
A tutora pensou ser importante a visita às vinhas donde provêm esses vinhos, sensibilizando-os para a importância social, económica, ambiental, cultural e turística da vinha e do vinho.


Ser amigo do vinho é respeitá-lo.

Depois da vinha, visitaram a Casa Agrícola Brum Lda, onde foram calorosamente recebidos por uma das proprietárias, Sócia-Gerente D. Maria de Lurdes Garcia Pinheiro Brum e o Sr Luís Brum. Os alunos provaram o “Donatário” de 2006 e o licoroso “Chico Maria”. Foram alertados para o consumo moderado de modo a que o futuro consumidor encontre no vinho uma fonte de prazer através da prova e não um produto do qual se abusa e faz mal.
O consumidor esclarecido é mais selectivo na escolha do vinho e mais moderado no seu consumo.

Conhecer o vinho antes de o consumir

O vinho agradece a sensibilidade feminina
R.L.

Sem comentários: