sexta-feira, 7 de março de 2008

Comitiva de Diplomatas Sul-Americanos visita Angra

Ontem de manhã a Vereadora da Cultura, Dr.ª Luísa Brasil, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Comitiva de Diplomatas da América do Sul a Angra do Heroísmo, inserida na visita oficial aos Açores, organizada pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina.
Na sessão solene de cumprimentos quer o Presidente do Instituto, Dr. Paulo Neves, quer o Decano dos Embaixadores presentes, o Embaixador da Argentina Jorge Faurie, demonstraram o seu agrado por estar presentes em Angra do Heroísmo evocando a sua importância histórica que reuniu o novo mundo à Europa. O Embaixador Jorge Faurie fez referência às riquezas que, vindas da América, engrandeceram a Europa e, nomeadamente Angra do Heroísmo, “bem patente na riqueza desta magnífico Salão Nobre”, esperando agora, que seja a vez da Europa auxiliar o desenvolvimento da América do Sul.
Luísa Brasil, por seu turno, deu as boas-vindas a toda a comitiva, em nome do senhor Presidente, saudando a iniciativa do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina. Após a troca de presentes a autarca ofereceu um Biscoitos de Honra e um passeio a pé, guiado por Jácome de Bruges Bettencourt, pela cidade de Angra, que terminou na Sé Catedral.
Após a audiência e almoço com o senhor Representante da República para os Açores, o programa da Câmara Municipal foi retomado com um passeio à ilha.

Parte do programa da visita elaborado pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Clicar na imagem para melhor visualizar.

A visita oficial ao Açores teve iniciou-se anteontem, na Horta e prossegue hoje em Ponta Delgada. A comitiva é composta pelo Presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina, Dr. Paulo Neves, pelo Embaixador da Argentina, Jorge Faurie e senhora Marta Faurie, pelo Embaixador do México, Maurício Toussaint e Embaixatriz, pela Embaixadora do Panamá, Minerva Lara Batista, pelo Embaixador do Uruguai, Gaston Lasarte e Embaixatriz, pela Embaixadora do Peru, Luzmila Zanabria, pela Embaixadora da República Dominicana, Ana Reynoso Abud, pelo Embaixador da Colômbia, Fuad Char Abdala e Embaixatriz e pelo Ministro João Mendes Pereira e senhora, do Brasil.
Nos Biscoitos, no complexo da Casa Agrícola Brum Lda. a presente comitiva foi recebida pela família promotora dos afamados vinhos “Donatário”, “Da Resistência” e licorosos “Chico Maria”, que ofereceu provas aos Diplomatas em visita. Paralelamente, apreciaram o Museu do Vinho dos Brum e a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos onde foram recebidos pelo seu Grão-mestre Jácome de Bruges Bettencourt que é também Cônsul Honorário da República de Cabo Verde nos Açores.
A Comitiva de Diplomatas Sul-Americanos, durante a sua estada na Ilha Terceira, foi acompanhada pelas simpáticas Doutoras Sandra Bessa e Patrícia Arruda.

Viatura da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e Comitiva
invade território do concelho vizinho.

Comitiva sendo recebida na Casa Agrícola Brum Lda.
Visita ao Museu da Casa Agrícola Brum Lda.









Na sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos o seu Grão-mestre, Jácome de Bruges Bettencourt, recebeu a Comitiva. Tendo na ocasião explicado quais os objectivos daquela associação afirmando com humor que"(...) muitas pessoas e entidades confundem a Confraria com a Casa Agrícola Brum Lda., por ignorância, chegando ao ponto de julgarem tratar-se de uma produtora/engarrafadora de vinhos" e acrescentou "o mesmo acontece entre a Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L. e a Casa Agrícola Brum Lda., e o seu Museu, pensam que se trata de uma só instituição". O Grão-mestre da Confraria do Verdelho dos Biscoitos ofereceu a todos um exemplar da Revista "Verdelho"editada por esta associação enófila açoriana.

No pátio da sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos o
Grão-mestre com a Comitiva de diplomatas Sul-Americanos.

A.P.

Sem comentários: