sexta-feira, 14 de março de 2008

Revista "O Escanção" dá atenção aos Açores

A excelente revista “O Escanção”, da direcção de António Santos Mota, mais uma vez, e desta, na sua 100ª edição, dá destaque à vitivinicultura açoriana, mormente o que na ilha Terceira se vai levando a cabo no sector.
Na temática do Enoturismo esta publicação dedica uma página, com imagens das vinhas em curraletas, dando o maior destaque à Festa da e do Vinho dos Biscoitos (Açores), tradição que se renova e afirma em prol do Turismo, este ano a caminho da 17ª edição.
Trata-se duma iniciativa conjunta do INATEL em Angra do Heroísmo, de que é animador cultural Moisés Mendes, da mais que centenária Casa Agrícola Brum Lda., do dinamismo de Luís Brum e também, da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, da qual, o mesmo foi um dos fundadores e o seu primeiro Grão Mestre. De registar, também, o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, de que Manuel Brito de Azevedo tem sido uma das almas fundamentais do Grupo e desta festa.
De facto, a grande participação especialmente dos jovens é notória, para além de estrangeiros, sobretudo, norte-americano que animam e dão colorido a esta popular manifestação, que entrou já no calendário festivo da ilha Terceira.
A componente desta manifestação vai, desde o contacto das crianças e jovens com as vinhas, o vindimar, o transportar para a adega, a pisa, o beber o mosto, participar em remate final, numa característica e tradicional refeição do vindimador e dançar as modas locais (no http://folkosfera.blogspot.com/) a intervenção do Grupo Folclórico.


Depois, não podemos esquecer que tudo isto se passa no complexo da Casa Agrícola Brum Lda., por onde passam anualmente milhares de visitantes.
O Escanção num inteligente trabalho, foca tudo isto, dando uma imagem real desta importante realização báquica.
Noutro local, da mesma publicação, refere sob o título “Educação Ambiental e Desenvolvimento Regional”, o trabalho desenvolvido pela Professora, da Universidade dos Açores, Maria Teresa Ribeiro de Lima, Grão – Escanção da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, com realce para as suas experiências nas vinhas dos Biscoitos com as crianças das escolas, tombando as opiniões desses jovens, num autêntico “Discere docendo” (aprender ensinando).

J.B.B.

2 comentários:

Romeiros do S.N.S. Conceição disse...

Não tem nada a ver com este seu artigo, mas na qualidade de "responsável" pelo blog dos Romeiros da Ilha Terceira, gostaria de saber se nos autoriza a usar algumas das suas fotos tiradas aquando da nossa romaria, no já citado blog.
Fique com Cristo no coração.

Bagos de Uva disse...

Naturalmente que sim, terei todo o gosto em ver as fotos no vosso blog. Um grande bem-haja!