quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

" As Vinhas do Mar "

A convite da Juventude Social Democrata dos Biscoitos, a Professora Doutora Maria Teresa Ribeiro de Lima *(docente da Universidade dos Açores) proferirá, a 23 de Fevereiro pf, na Casa do Povo dos Biscoitos, uma palestra subordinada ao tema "As Vinhas do Mar" - uma imagem de marca a conservar pela juventude.

Ainda bem que a Juventude Social Democrata actual considera As Vinhas do Mar dos Biscoitos uma imagem de marca.
Os Seniores , alaranjados, rosados, amarelados ou azulados, embora apoiando teoricamente as Vinhas, na prática... é ver hoje as vinhas do mar... estragadas!...




*Biografia

Maria Teresa Ribeiro de Lima nasceu na Praia da Vitória, na ilha Terceira, a 2 de Janeiro de 1955. Concluiu os estudos liceais em Angra do Heroísmo em 1973. No ano de 1978 licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra. Especializou-se em análises químico-biológicas (clínicas) em 1980. De 1981 a 1984 foi assistente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
Desde 1984 que se encontra na Universidade dos Açores no Departamento de Ciências Agrárias. Tem leccionado as seguintes disciplinas: Química Geral e Inorgânica, Técnicas de Laboratório, introdução à Bioquímica, Enologia, Tecnologia do Vinho e da cerveja e das Bebidas Espirituosas, Química Analítica. Estas tem sido dadas aos seguintes cursos: Engenharia Agrícola, Engenharia Zootécnica, Engenharia e Gestão do Ambiente, Tecnologia Agro-ambiental, Gestão e Conservação da Natureza, Ciências da Nutrição, Ciências Veterinárias, Engenharia e Gestão do Ambiente, Curso de Ciências Agrárias e Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.
Na Universidade Nacional de Timor Leste leccionou a disciplina de Química Geral aos Cursos de Ciências Agrárias, em 2002 a 2003. Iniciadora das Aulas Práticas de Química aos Cursos de Ciências Agrárias, no Laboratório de Química de Hera, Timor Leste, em 2003.
Criou em 1988 o Laboratório de Enologia da Universidade dos Açores, no Departamento de Ciências Agrárias.
Em 1992 executou as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Em 2001 doutorou-se em Ciências Agrárias (Enologia), Especialidade em Química, na Universidade dos Açores. A tese foi preparada na Universidade de Montpller I, Centre de Formation et Recherche en Oenologie, Faculté de Pharmacie, com a realização dos trabalhos laboratoriais de 1996 a 1999.
Directora do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.
Responsável dos Projectos; "As Vinhas da Terceira / Uma experiência nos Biscoitos- Quinta à Biscoitinha"; "O Vinho como Produto Turístico", ENOTURMAC; "Hábitos Enogastronómicos da População Açoriana"
Confreira co- Fundadora da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, tendo ocupando vários cargos directivos nesta Associação Enófila. Sendo actualmente a Grão Escanção no Directório dos Notáveis desta Confraria Báquica Açoriana.
Faz parte, actualmente, da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores.
É actualmente Presidente da Assembleia- geral da Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L.

Sem comentários: