terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

LEVANTES DAS VIDEIRAS

Nas vinhas de biscoitos ou de brejo os levantes consistem na colocação de pedras (geralmente as usadas no abaixamento) sob as varas, com o fim de evitar o contacto dos cachos com o terreno e de proporcionar uma melhor incidência de luz solar. Nas de chão de terra utiliza-se com frequência o "tinchão".
A "Erica Azorica-Hochst" - Urze, é um arbusto ou árvore endémica dos Açores, aparece em todas as ilhas, podendo atingir 6 metros de altura. O seu abate é proibido de acordo com o disposto no nº 1 do artigo 2º do decreto-lei nº 316/89 de 22 de Setembro, contudo, e perante o artigo 8º do mesmo decreto-lei, mediante licença do Secretário Regional do Ambiente, pode ser excepcionalmente permitido o seu corte mediante determinadas condições e requisitos. Assim, os viticultores poderão cortar os ramos com as características ideais para "fazer tinchão".


Parte de um ramo de Erica azorica - Hochst - Urze, vulgarmente conhecido por"bassoira", com cerca de 60 cm de comprimento, a que se dá o nome de "tinchão", é aguçado numa das extremidades com a finalidade de mais facilmente se espetar na terra, formando na outra um V a fim de sustentar a vara de maneira que as uvas não fiquem tocando no chão. Esta operação é efectuada na altura do pintor.
O "Tamujo" (Myrine Africana), o Incenso (Pittosporum Umdulatum) e a"Romania" ou "Uva da Serra" (Vaccinium Cylindrceum), são também muito "apreciadas" para "tinchão", especialmente esta última.

No Verdelho-Luís Manuel Mendes Brum, página 31 -Boletim da Confraria do vinho Verdelho dos Biscoitos- ilha Terceira - Açores -Ano VII nº7 2002.

Sem comentários: