sábado, 6 de setembro de 2008

"Rememorando as origens dos Biscoitos nos séculos XV a XVI

A Professora Doutora Rute Dias Gregório, doutorada em História, docente do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores e membro do centro de História de Além-Mar, foi a oradora convidada pela fundação INATEL, para a abertura da XVII Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos deste ano.

Verdelho dos Açores na mesa de honra

Presidiu à cerimónia o Director Regional de Desenvolvimento Agrário, Eng.º Joaquim Pires, em representação de Sua Excelência o Senhor Presidente do Governo dos Açores. De registar a presença das Vereadoras das Câmaras Municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, respectivamente a Dr.ª Paula Ramos e a Dr.ª Sofia Couto, assim como o dinâmico secretário da Junta de Freguesia dos Biscoitos, Carlos Andrade, a Sócia – Gerente da Casa Agrícola Brum Lda., Maria de Lurdes Garcia Pinheiro Brum e o Dr. Rui Pestana, delegado do INATEL nos Açores.


Aspecto da assistência

A professora Rute Dias Gregório transmitindo os seus conhecimentos.

Rute Dias Gregório “Rememorando as origens dos Biscoitos nos séculos XV a XVI”, iniciou a sua palestra referindo-se à formação dos primeiros assentamentos humanos no espaço onde veio a constituir-se e a organizar-se a freguesia dos Biscoitos será porventura, senão a mais remotamente documentada por escrito, pelo menos uma das mais bem traduzidas de forma provada e coetânea nos Açores.

No final Rute Dias Gregório foi muito aplaudida, seguindo um pequeno mas interessante debate com os presentes.
Já nos tínhamos referido à Professora Rute Gregório aqui.

José Henrique Pires Borges, Rui Pestana, Rute Gregório e a Verdelho...

Seguiu-se um Biscoitos de Honra, que casou lindamente com um queijo São Jorge, acompanhado dos sons das violas e vozes Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, do qual nos referimos aqui.

Elementos do Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense


Verdelho da Região (De)marcada dos Biscoitos e Queijo São Jorge presentes

Confrades do Verdelho em campanha para as próximas eleições?
Na CVVB diga-se...


Os responsáveis dos blogues Biscoitos, Rabo Torto e Folkosfera

Sem comentários: