segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Origem da Festa da Vinha e do Vinho

Manuel Brito foi sem dúvida o obreiro da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos. Ao que apuramos, em Agosto do ano de 1992, num contacto informal com o Museu do Vinho dos Biscoitos (Casa Agrícola Brum Lda.) mostrou-se interessado que o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense realizasse uma vindima. O maior investigador/historiador do folclore da ilha Terceira ficou surpreso com a resposta: "vamos isso!"
E, segundo um copo de vinho da Verdelho... foi dito que no ano anterior o mesmo Museu e a “Quinta do Martelo” (Cantinho - São Mateus - concelho de Angra do Heroísmo) teriam pedido apoio ao Director Regional de Turismo para o cartaz (!), o qual foi recusado com o argumento de já existir uma festa das vindimas nos Açores...

O “Grupo do Brito” estando associado ao INATEL, esta Fundação, com a total disponibilidade do Dr. Rui Pestana, delegado nos Açores, assim como dos seus animadores culturais, desde 1992 têm vindo a organizar a Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos.
Nada é impossível, tudo se realiza... depende dos objectivos.Bom, mas o importante foi efectivamente o empenho de Manuel Brito e do Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, que desde aí, têm estado ligados à vinha e ao vinho dos Biscoitos.
Este ano, como já referimos , nos dias 5 e 6 de Setembro terá lugar a XVII Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos e eles andarão por lá...

Sem comentários: