segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Esparteiros nos Açores



O Grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscas esteve na ilha Terceira (Açores), através dum intercâmbio com o Grupo de Bailhos e Cantares da Ilha Terceira de Angra do Heroísmo. Colectividade fundada a 25 de Maio de 1968.O grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscas, foi fundado em 10 de Agosto de 1975. O seu nome deve-se ao facto da indústria de seiras e capachos para lagares de azeite “espartaria”, ter sido em Mouriscas a principal fonte de rendimento.


Tapete de Esparto

O folclore de Mouriscas tem influências do Ribatejo, resultante das migrações sazonais para apanha da azeitona em Mouriscas e ceifas para o Alto Alentejo.

No último fim-de-semana os Directores do Grupo anfitrião deram a conhecer a Ilha, com paragem na freguesia dos Biscoitos, nomeadamente o litoral e o Museu do Vinho dos Biscoitos (Casa Agrícola Brum Lda.), onde tiveram ocasião de provarem os vinhos produzidos pela família Brum: o Branco “Donatário” e o generoso “Chico Maria”.Curiosidade: o autocarro que os transportou foi conduzido pelo motorista Álvaro Leonardo, membro do Grupo de Bailhos e Cantares da ilha Terceira.

“Os Esparteiros” actuaram na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e ontem (domingo) na Praça Velha, daquela cidade Património Mundial.Mouriscas, uma das aldeias rurais do concelho de Abrantes.Os seus fogos distribuem-se por cerca de 60 lugares em que predominam os pequenos aglomerados populacionais, muitas vezes interligados pelo grande povoamento disperso.Povoamento este, bem inserido no seio das figueiras e olivais, que forambase da evolução agrícola e industrial da freguesia, donde surgiram as actividades “artesanais” e, por sua vez os lagares de azeite.

Mourisca é ainda conhecida “pela terra da passa e da uva”, pela qualidade dos figos secos e das uvas de latada (característica de todas as varandas e frontais das casas).

Segundo uma lenda o nome Mouriscas pode ter origem no local onde dois ccavaleiros cristãos “abusaram” de duas donzelas mouras. Ou talvez, terras onde se preparavam os cavaleiros para a guerra, executando para tal uma dança de guerra, denominada Mourisca ou Mouriscada.Fonte: desdobrável do Grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscas.

Os directores do Grupo "Os Esparteiros": Raul Grilo; Manuela Grilo;Fernando Grilo e Alda Filipe. Do Grupo de Balhos e cantares da ilha Terceira:Paulo Joaquim Ferreira Lourenço e Lucília Soares.

Sem comentários: