terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ceifeiros de Bemposta nos Biscoitos

Os intercâmbios entre grupos de folclore das ilhas dos Açores com os de fora daquela Região Autónoma são uma realidade saudável.

Assim aconteceu com o Rancho de Folclore e Etnografia “Os ceifeiros de Bemposta”, pertencente à freguesia de Colares (Loures), que a convite do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer” se deslocou à ilha de Jesus Cristo, onde também participou no Festival Internacional de Folclore da ilha Terceira (COFIT).

Acompanham os “Ceifeiros de Bemposta” os dirigentes desta instituição cultural, incluindo o seu presidente, Francisco Martins e a Vice-Presidente da Federação de Folclore Português, Engenheira Manuela Carriço.

Directores dos dois Grupos

Eng.ª Manuela Carriço, Vice- Presidente da Federação de Folclore Português

O Rancho de Folclore e Etnografia “Os ceifeiros da Bemposta” actuaram em vários locais nomeadamente na Praça Velha (Angra do Heroísmo); Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo); Num desfile pelas ruas da Cidade da Praia da Vitória e na Praça de Toiros da Ilha Terceira.

Do seu reportório salientamos: Ai Solidó Solidó; Vira das ceifeiras; Valsa a Dois Passos; Vira o Vento; Eleio; Abegão; Bico e Tacão; Verde-gaio Verdeguito; Vira de Seis; Verde-gaio; Passado; Pregões; Vira das Vindimas; Vira Batido e Tamanquinha.

Este Rancho de Bemposta filiado na Federação de Folclore Português, na Fundação INATEL e sócio efectivo da Associação do Distrito de Lisboa para a Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa foi superiormente acolhido pelos directores do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar é Viver” de que é seu Presidente António Melo, tendo os mesmos proporcionado uma volta à Ilha aos visitantes, com passagem pela freguesia dos Biscoitos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou elemento/directora do Rancho de Folclore e Etnografia "Os Ceifeiros da Bemposta",gostei muito de visitar o museu do vinho, só um pequeno reparo, pertencemos á freguesia de Bucelas(Loures), Colares fica no concelho de Sintra.