quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Paula Soares: um exemplo


Paula Soares abraçou a vida de uma forma diferente, que não há tempo a perder.

Esta simpática jovem é oriunda de Corroios, Seixal e trabalha como Assistente Social na Fundação Padre Félix, em Aveiro, tendo escolhido este ano os Açores para gozar umas merecidas férias.
Sempre atenta aos mais necessitados, Paula Soares, viu com “olhos de ver” não só as belezas naturais daquela Região Autónoma, mas também a vivência das suas gentes, incluindo os mais carenciados.

Encontrámo-la num dos locais mais saudáveis dos Açores, os Biscoitos (ilha Terceira), depois de um reconfortante banho de mar, na Calheta, paredes-meias com as típicas curraletas de vinha da “Verdelho dos Açores”.
Durante uma breve conversa disse-nos:
A Fundação completará 20 anos, no próximo ano. Desde 2001, a Fundação Padre Félix prossegue os objectivos da valência de Atendimento/Acompanhamento Social (Intervenção Comunitária), através de Acordo de Cooperação com a Segurança Social, o que permitiu a contratação de pessoal técnico, neste caso, uma Técnica de Serviço Social. Até então, a Fundação apoiava as pessoas mais carenciadas tendo por base o voluntariado e a boa vontade de todos os que sentiam o chamamento da solidariedade e da responsabilidade social.

E acrescentou:

Entendo que a vida comunitária é uma base para toda a nossa vivência. Se formos amparados, apesar da nossa origem familiar e de todos os problemas existentes, poderemos tornarmo-nos melhores cidadãos e permitirmo-nos a sonhar com um futuro melhor. Uma comunidade que espera continuamente a intervenção do Estado, não prova o seu poder, a sua capacidade de iniciativa, nem a urgência das necessidades que sente. É sempre melhor começar com a iniciativa local, de quem conhece a terra e tem influência positiva sobre esta e os seus elementos, unindo todos em prol de um objectivo, o de prover a todos o cumprimento dos direitos de cidadania.

Sem comentários: