terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lindorfo e Eva Ortet na Praia da Vitória

Em viajem de divulgação da gastronomia cabo-verdiana, está na ilha Terceira o internacionalmente conhecido Lindorfo Ortet, que se faz acompanhar pela sua mulher Eva Ortet, Engenheira Agrónoma e Deputada Nacional do Parlamento Cabo-verdiano pelo PAICV, Partido que sustenta o Governo.

Lindorfo Ortet é Engenheiro Agrónomo pela Universidade Vassil Kolarov (Bulgária), actual Universidade Agrícola de Plovdiv e Mestre pela Universidade de Louvain-la-Neuve (Bélgica). Teve um papel preponderante na descrição da Vitivinicultura na ilha do Fogo, financiado pela Coop. Italiana). Actualmente é sócio – gerente da Pousada Quinta da Montanha, unidade de Turismo Rural e Eco turismo, em Rui Vaz, ilha de Santiago.

Um diálogo muito interessante entre Dias Cardoso e Lindorfo Ortet, sobre a cultura da vinha, colheitas e produções de vinhos na ilha do Fogo. Atentos o Presidente da CVR-Açores, Manuel Serpa, José Manuel Cardoso, produtor engarrafador do conhecido vinho branco "Quinta da Vinhas" e do Cônsul Honorário da Republica de Cabo Verde nos Açores, Eng. Jácome de Bruges Bettencourt.

O Eng. Lindorfo Ortet, num dos repastos no seu restaurante Quinta da Montanha, durante a Feira do Atlântico que terminou ontem na cidade da Praia da Vitória, disse-nos: esta experiência da Feira dos Açores foi muito boa, muito interessante, abriu-nos mais horizontes na nossa actividade, uma das quais irá ser uma prova de vinhos na Quinta da Montanha, com o alto patrocínio da CVR – Açores – Comissão Vitivinícola dos Açores, estando representados todos os produtores da ilha do Fogo, para além da representação portuguesa.

Alguns dos pratos tem raízes no Continente Africano, mas com influências europeias. Tivemos uma vez mais a oportunidade de saborear o grande prato nacional, a imperdível Cachupa, cozinhada com milho, feijão, chouriço, carne de porco, numa argamassa perfeita com o tinto “Monte Losna”, produzido e engarrafado por Fontes Freire Lda. (Chã das Caldeiras - Ilha do Fogo).

O afável casal Ortet recebeu, durante a Feira do Atlântico, as melhores referências à gastronomia e vinhos apresentados pelo Restaurante da Pousada Quinta da Montanha.

Será que os Açores aprenderam como se deve representar a sua região em futuros eventos a realizar além fronteiras no que concerne à gastronomia e vinhos?

PAVH

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou muito orgulhosa dos meus pais. Eles estao sempre dispostos trabalhar intensamente e representaram Cabo Verde da melhor maneira possivel. E por isso, estao de Parabens!