Assim aconteceu com o Rancho de Folclore e Etnografia “Os ceifeiros de Bemposta”, pertencente à freguesia de Colares (Loures), que a convite do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer” se deslocou à ilha de Jesus Cristo, onde também participou no Festival Internacional de Folclore da ilha Terceira (COFIT).
Acompanham os “Ceifeiros de Bemposta” os dirigentes desta instituição cultural, incluindo o seu presidente, Francisco Martins e a Vice-Presidente da Federação de Folclore Português, Engenheira Manuela Carriço.
Directores dos dois Grupos
Eng.ª Manuela Carriço, Vice- Presidente da Federação de Folclore Português
O Rancho de Folclore e Etnografia “Os ceifeiros da Bemposta” actuaram em vários locais nomeadamente na Praça Velha (Angra do Heroísmo); Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo); Num desfile pelas ruas da Cidade da Praia da Vitória e na Praça de Toiros da Ilha Terceira.
Do seu reportório salientamos: Ai Solidó Solidó; Vira das ceifeiras; Valsa a Dois Passos; Vira o Vento; Eleio; Abegão; Bico e Tacão; Verde-gaio Verdeguito; Vira de Seis; Verde-gaio; Passado; Pregões; Vira das Vindimas; Vira Batido e Tamanquinha.
Este Rancho de Bemposta filiado na Federação de Folclore Português, na Fundação INATEL e sócio efectivo da Associação do Distrito de Lisboa para a Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa foi superiormente acolhido pelos directores do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar é Viver” de que é seu Presidente António Melo, tendo os mesmos proporcionado uma volta à Ilha aos visitantes, com passagem pela freguesia dos Biscoitos.
1 comentário:
Sou elemento/directora do Rancho de Folclore e Etnografia "Os Ceifeiros da Bemposta",gostei muito de visitar o museu do vinho, só um pequeno reparo, pertencemos á freguesia de Bucelas(Loures), Colares fica no concelho de Sintra.
Enviar um comentário