terça-feira, 9 de setembro de 2008

Um bom ano de vinho nos Biscoitos


Perspectivando a colheita de vinho da “Verdelho dos Açores” e da “Terrantez da Terceira”, o prestável António Fernando Espínola Godinho, um dos Senhores do Vinho do arquipélago açoriano, confirmou-nos, ontem: o ano é excelente em produção e em qualidade das uvas. A chuva que fez questão de aparecer nos últimos dias estorvou apenas os vindimadores e o transporte das uvas para as adegas.

Recordamos que no ano transacto a colheita e produção de uva nos Biscoitos foi esta... aqui

António Espínola Godinho tem dado apoio técnico a todos os viticultores e produtores engarrafadores individuais (independentes), da ilha Terceira, que ao longo dos últimos anos se abeiraram dele, como por exemplo:

Manuel Machado Rufino Simas; António Nogueira; José Manuel Cardoso; Paulo Cota; Domingos Laranjo; José Fernando Homem; Carlos Simas; Francisco Godinho; Manuel Ficher; Leonardo Goulartt; Daniel Martins; José Manuel Machado de Sousa; Casa Agrícola Brum Lda. (Museu do Vinho dos Biscoitos), Dimas Simas Lopes, Venâncio Ávila e ainda Maria Teresa Ribeiro Lima; Manuel Henrique Reis, Fernando Teixeira e Duarte Capote.

António Espínola, como é mais conhecido, tem assim prestado um notável serviço à vitivinicultura terceirense, somente valorizado por quem sabe que o vinho é fruto da videira e do trabalho do homem.

Entretanto, confirmamos junto de alguns produtores da Verdelho que os estragos causados nas vinhas em Abril deveu-se à incúria de dois ou três viticultores. Pois, a pressa em podar as vinhas... fez com que as mesmas fossem “comidas pelo mar”, quando as boas práticas vitícolas, nos Biscoitos, nos transmitem o contrário.

Sem comentários: