domingo, 9 de dezembro de 2007

Um notável lagar nos Açores




Ontem lembramos o Padre João Caetano Flores -"Um Homem dos Açores".

Hoje transcrevemos do Boletim Verdelho n.º 2- página 5 - 1997 uma reportagem da sua autoria:A PROPÓSITO DUMA VISITA A UMA ANTIGA ADEGA SENHORIAL.
"No passado mês de Maio, acompanhado dos meus bons amigos, Luís Mendes Brum, Gerente da Casa Agrícola Brum Lda e responsável pelo Museu do Vinho dos Biscoitos que esta família detém na Terceira, e colega Padre José Gregório Soares Amaral, Pároco de Ponta Garça, deslocámo-nos à freguesia do Livramento do concelho de Ponta Delgada, para visitarmos a Quinta de Nossa Senhora das Necessidades.
Fomos fidalgamente recebidos nesta casa senhorial pela senhora D. Maria Vaz Monteiro de Vasconcelos Franco que nos aguardava pacientemente.
A anfitriã, de 92 anos de idade, não deixou de nos impressionar pelo seu espírito jovem, alegre e delicado, para além duma vasta cultura histórica, museológica e religiosa que demonstrou ao chamar a atenção detalhadamente para esta e aquela peça, seus pormenores, épocas, usos e costumes.
Juntamente com seu filho, percorremos o valioso Solar do século XVIII e a histórica ermida anexa (anterior à casa), datada de 1692, dotada de ricos painéis de azulejos.
Digno de registo a cozinha monumental da imponente casa nobre e suas chaminés. De destacar o lindo e cuidado jardim arborizado ( e dois pavilhões) que ornamenta e desafoga a magnífica edificação.
Foi ponto auge a visita à adega e ao seu histórico lagar que, no género, deve ser único em Portugal.
O lagar, de estilo joanino, deve ter sido idealizado por um arquitecto francês e mandado construir por um antepassado da família em referência, que emigrou para o Brasil. A madeira que faz parte do lagar foi trazida desse nosso antigo território pelo proprietário que o mandou fazer.
É digno de registo o cuidado que a exemplar família proprietária dedica a esta peça museológica, bem como à Ermida e ao Solar que é brasonado."

Padre João Caetano Flores
1.º Tabelião da C.V.V.B.






Sem comentários: