sábado, 1 de dezembro de 2007

Memórias do Convento


Em tempos que já lá vão, frequentavam o Convento alunos de ambos os sexos que, diga-se em abono da verdade, raras ocasiões dispunham para uma escapadinha.
Porque, as aulas mistas não existiam até ao 6.º e 7.º anos (actuais 10.º e 11.º anos) os encontros entre "monges" e "freiras", eram praticamente acidentais (1).
Havia mesmo quem se contentasse com uma breve troca de olhares acompanhada por um sorriso, mais ou menos disfarçado, durante a curta travessia do átrio.
Pretexto para namoriscar era uma entrada rápida na Igreja do Convento numa súplica de cura para as "dores de barriga" que antecediam os testes (os "exercícios" da época.)
Outra oportunidade para «troca de olhares», no espaço conventual, era, sem dúvida, a Missa das 8 horas que, todas as segundas-feiras, antecedia as aulas.
Esta Missa era sempre pontualmente celebrada pelo Amigo e Confidente Professor de Religião e Moral, o Senhor Padre Lima, (co-Fundador da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos em 10 de Março de 1993) que, sempre jovem, tal como ainda hoje temos o prazer de o encontrar, cativava e chamava os jovens à Igreja:
- Semanalmente algumas Meninas levavam flores que dispunham pelos altares, alguns meninos eram os acólitos, na hora da Eucaristia.
Aqui, não posso deixar de recordar algumas das inofensivas travessuras da juventude daquele tempo como por exemplo o facto de, após a cerimónia religiosa, já na sacristia, enquanto o Senhor Padre "se despia" os estudantes - acólitos degustarem o Vinho de Missa, quiçá Verdelho dos Biscoitos, numa quantidade tal que não lhes fazia bem nem mal e... Padre Lima nem via!
Era um "fazer o que não se deve" apenas para começar a semana com algum entusiasmo e enfrentar um dia de aulas, nem sempre motivadoras, que alguns fingiam suportar pensando no toque da sineta que os levaria até ao "Estádio da Pedra", contíguo à Igreja, para um disputado jogo de futebol.
.
(1) " Para ladrão de casa sempre houve ocasião".
Ex-freira

Sem comentários: