terça-feira, 18 de dezembro de 2007

EX - LÍBRIS BÁQUICOS AÇORIANOS

- SUA DEFINIÇÃO -

«O ex-líbris é uma marca de posse colocada num livro, com o intuito de assinalar a identidade do seu possuidor. No entanto, bem mais do que apego à posse do livro, os ex-líbris denotam, sobretudo, o amor que os seus detentores lhes votam. Um livro dotado de ex-líbris deixa de ser um mero objecto produzido em massa, para passar a estar relacionado com uma pessoa; o simples facto de lhe ter sido colocado um ex-líbris dota o livro de uma história própria. E quando vemos, num livro, vários ex-líbris diferentes, colocados, passamos a poder reconstituir a história daquele objecto, sabendo por que mãos terá passado e em que bibliotecas esteve incorporado através dos tempos, durante a sua existência.
As marcas de posse são, geralmente num pequeno pedaço de papel, onde estes fazem constar os elementos que entenderem.
É comum a presença de "ex-líbris", figurando logo a seguir o nome do utente. Mas, nenhuma regra rígida norteia a escolha do que se quer fazer constar nessa peça.
A expressão clássica é por vezes substituída por fórmulas como "livro de", "este livro pertence a", "livraria ou biblioteca de", ou completada por referências mais específicas como "dos romances históricos", por exemplo. Há aqueles que gostam de uma divisa, frase geralmente em latim.
O desenho poderá ser heráldico, alegórico, simbólico, ornamental ou falante.
Uma coisa é certa, o ex-líbris exprime sempre, para além de tudo, um certo requinte artístico.
E nessa diversidade imensa de temas há, também, os báquicos aqui exemplificados.»

J.B.B.

No
Verdelho - Boletim da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos- Ilha Terceira- Açores. Ano VIII- N.º 2003- Página n.º 27


Jácome Augusto Paim de Bruges Bettencourt
n. Horta, Ilha do Faial, 5.9.1946
I."In Vino Véritas"
D/G: X3. H.F. Arq.º Segismundo Pinto
T.: Linóleogravura , op. 258, 2003

Luís Manuel Mendes Brum
I. Museu do Vinho- Biscoitos- Ilha Terceira
D./L.: "Glória ao Divino"
G.: Ruy Palhé, op, 139,1994
T.: Xilogravura

Sem comentários: