quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Carta de risco geológico da Terceira

Foto: A.P. Litoral dos Biscoitos ( Zona vitivinícola) em Julho de 1999

Carta de risco geológico da Terceira

« (...) O documento foi elaborado ao abrigo do acordo das Lajes e a título de cooperação com os Açores, por Richard Moore, do Instituto Geológico e Mineiro do Alasca e por Rodrigues da Silva, do Instituto Geológico e Mineiro de Portugal. O trabalho do investigador foi pago pela Secretaria Regional da Economia.
(...) Falta de cérebro
(...) no Porto Martins
(...) Os cientistas debruçaram-se também sobre as consequências previsíveis dos maremotos que possam afectar a Terceira, e colocam o Porto Martins no topo da lista negra, sobretudo porque nos últimos anos foram construídas casas na zona de alto risco.
Rodrigues da Silva pronunciou-se mesmo a favor da destruição das construções localizadas nessa zona por o perigo ser demasiado. "Em qualquer caso, a partir de agora, com esta carta disponível, as pessoas já sabem com que contam", disse. Os cientistas aconselham a que as autorizações de construção na Terceira passem a ter em conta as zonas potencialmente expostas a maremotos e adiantam que além do Porto Martins, estão em risco as costas de S. Mateus, Biscoitos, Cabo da Praia, salgueiros e Porto Judeu.

In Diário Insular 26 de Janeiro de 2001 (sexta -feira) »

Fonte: Texto publicado no Verdelho
Boletim da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos
Ilha Terceira- Açores - Ano VIII - N.º 8 - 2 003

Sem comentários: