sábado, 20 de outubro de 2007

Praia da Vitória com vinho em Santarém

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, criada em Maio deste ano, cuja presidência é exercida pela Câmara Municipal do Cartaxo, está presente no 27.º Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém.
Na tenda da AMPV estão os associados com vinhos dos seus concelhos.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, ilha Terceira, um dos primeiros municípios a aderir à AMPV, está com o vinho de mesa branco "Moledo" da Adega Cooperativa dos Biscoitos. Já anteriormente esta Cooperativa rotulou o seu vinho com as marcas "Vinho da Pedra" e "Pedras Negras", sempre elaborado com as castas brancas "Verdelho dos Açores" e "Terrantez da Terceira".
O Dia de Prova do Vinho da região dos Biscoitos (Praia da Vitória) será a 4 de Novembro.
A Adega Cooperativa dos Biscoitos, produz também vinho tinto a partir de castas de produtores directos e híbridos: "Isabella" e "Jacquê".

Para além dos produtores engarrafadores, Casa Agrícola Brum Lda., com as marcas de vinhos de mesa "Donatário" e "DA RESISTÊNCIA" e ainda os licorosos "Chico Maria", seco, meio- seco e doce, e de José Manuel Machado de Sousa, com o vinho branco de mesa "Pedras do Lobo", a 17 de Abril de 1999 (vide Diário Insular de 14 de Abril de 1999) foi criada oficialmente a Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L., com 60 associados.
Durante os últimos anos tem-se assistido, nos Biscoitos, a um aumento de produtores individuais que engarrafam o vinho que produzem, sendo exemplos: António Nogueira, Carlos Sousa, Dimas Simas Lopes , com a marca"Vinha Branca", Domingos Laranjo, Francisco Costa, José Fernando Homem, José Manuel Cardoso, com a marca "Quinta das Vinhas", Jorge Sousa, Leonardo Goulart, Manuel Amaral Ficher, Manuel Rufino Simas e Venâncio Ávila, com a marca "Santa Iria".
Todos os vinhos são vinificados com base nas castas brancas "Verdelho dos Açores" e "Terrantez da Terceira".


Sem comentários: