terça-feira, 9 de outubro de 2007

O 1.º V. L.Q. P. R. D. - BISCOITOS


As duas malhas de curraletas na orla marítima da freguesia dos Biscoitos, localizadas no Concelho de Praia da Vitória, são o domínio da natureza pelo Homem, no bom sentido.
O futuro da vitivinicultura biscoitense passa pela sua paisagem ímpar, e os seus interesses a defender impõem-se cada vez mais. Para tal, não será com delicadeza e termos brandos que para ela se encontrará uma solução pronta.
A continuar-se no sistema de meias palavras e de cortesias, nada se fará. Continuando-se a dar a impressão ao grande público, mais concretamente aos distraídos, ou obedientes, que a orla marítima está já protegida. O futuro nos dirá.
Estas foram algumas das palavras proferidas por Luís Brum, em Setembro de 1998, que nos parecem ainda actuais.
Na apresentação do primeiro VLQPRD-BISCOITOS, produzido e engarrafado pela Casa Agrícola Brum Lda., associaram-se o Director Regional de Cultura dos Açores, representantes da Secretaria Regional de Agricultura, da Direcção Regional de Desenvolvimento Agrário dos Açores, do Ministro da República para os Açores, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Delegado do INATEL de Angra do Heroísmo, a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, o Presidente da C.V.R.-Açores e o seu representante na ilha Terceira, assim como o conhecido Provador Oliveira Figueiredo, técnicos ligados ao sector, Amigos.






Por seu lado Oliveira Figueiredo numa breve apreciação técnica descrevia este 1.º V.L. Q. P. R. D. - Vinho Licoroso Produzido em Região Determinada:



Colheita:1994 Tipo: Licoroso Região: Biscoitos(Terceira) Castas: Verdelho dos Açores e Terrantez (vestígios) Cor: ouro velho com tonalidades esverdeadas Aroma: elegante de frutos secos (avelã), com notas de especiarias e tabaco Sabor: seco(bem seco), suave, encorpado, equilibrado em acidez, harmonioso, com gosto persistente do «nariz» e grande secura final Álcool: 17% vol. bebe-se fresco, principalmente como aperitivo mas também para um brinde ou como «vinho de honra» numa cerimónia oficial. Produtor/engarrafador: Casa Agrícola Brum - Biscoitos- Ilha Terceira.


Oliveira Figueiredo cantou assim o vinho:




***

Sem comentários: