sábado, 6 de outubro de 2007

Leis sem costumes

Em conferência de imprensa os Democratas- Cristãos Emiliana Silva e Félix Rodrigues defenderam que "a saúde dos açorianos está sempre em primeiro lugar" e, sendo assim "é urgente criar um Regulamento de Autorização Municipal para a instalação de Antenas de Telecomunicações nos Concelhos da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo".
Esta questão veio à baila pelo facto de " estarem instaladas redes de telecomunicações móveis em zonas residenciais urbanas e rurais nos dois Concelhos, que parecem não obedecer a um afastamento mínimo das residências, tal como é considerado nos regulamentos municipais de outros municípios portugueses".
Para estes deputados municipais, uma intensa exposição à radiações podem aumentar "os risco de leucemia infantil e tumores cerebrais nos adultos". Citaram inclusive estudos técnicos, deste ano, da Direcção-Geral de Saúde, recordaram que "as exposições mais intensas aos campos electromagnético se dão a distâncias de 50 a 200 metros".
Os Democratas-Cristãos desejam sobretudo que "seja respeitado um raio de afastamento mínimo de 200 metros de quaisquer habitações, serviços, estabelecimentos de ensino e da saúde, equipamentos de âmbito social, cultural e desportivo; não sejam prejudicados, pela altura ou localização, os aspectos paisagísticos e urbanísticos da envolventes se utilizam materiais que minimizem os impactos visuais negativos da sua instalação".



Os bons costumes devem concorrer para a conservação da saúde. Tratar desta forma os contribuintes é desprezar um bem sem o qual a vida é um martírio.
Perante isto, apetece dizer que nos Biscoitos o betão está a "tratar da saúde" o património vitícola, na orla marítima, e uma antena "a dar cabo da saúde" das pessoas?!

P.S. Não haverá nenhuma antena plantada em terreno camarário?

Sem comentários: