sexta-feira, 17 de maio de 2019

BRUM - UM VINHO DOS AÇORES

BISCOITOS - ILHA TERCEIRA


Produzido e engarrafado pela adega da Casa Agrícola Brum, Lda. Este Vinho cumpriu todos os  requisitos para a respectiva certificação (1)  .../... primeiro vinho da Ilha Terceira certificado

Em 7 de Dezembro de 1983, o Comité do Património Mundial da UNESCO votou favoravelmente a inclusão de Angra do Heroísmo na lista do Património da Humanidade.Na recomendação do ICOMOS pode ler-se que durante quase três séculos o porto da ilha Terceira esteve directa e materialmente associado ao acontecimento de significado histórico universal que foram os Descobrimentos Marítimos dos Séculos XV e XVI, que permitiram a comunicação entre as grandes civilizações do planeta, nomeadamente de África Ásia, América e Europa.

Em 1499, Vasco da Gama instaurou a obrigatoriedade da escala na ilha Terceira para as Caravelas, Barcas e Naus da África Equatorial e das Índias Orientais e Ocidentais na rota de regresso ao Reino.

Em 1567, num relato de viagem, o navegador italiano Pompeo Arditi de Pesaro, referia-se assim à Terceira:

-À ilha afluem muitos navios por ser mais cómodo à navegação do que qualquer das outras, por isso nela tocam todos os vindos da Índias Orientais e Ocidentais, Brasil, São Tomé, Mina e Cabo Verde, a reabastecer-se de mantimentos, parecendo que Deus pôs milagrosamente esta ilha no meio de tão grande mar oceano, para salvação dos míseros navegadores, que muitas vezes lá chegam sem mastros nem velas, ou sem mantimentos, e aí se fornecem de tudo.

O vinho de Verdelho dos Biscoitos produzido então e ainda hoje, no norte da Ilha Terceira, fazia parte de tais abastecimentos, para ajudar a fazer face aos desafios, as ameaças e os perigos da grande epopeia dos Descobrimentos.

-Texto inserido na embalagem do 1.º vinho certificado da Ilha Terceira (Açores).

 Castas: Verdelho dos Biscoitos e Terrantez da Terceira , somente tradicionais .../... 

Cadastro vitícola .../...  

(1)Nome da vinha, local da mesma, forma de exploração, estrutura fundiária, porta enxertos, solo e respectivas análises, idade das videiras, sistema de condução, produção obtida na colheita, estado de conservação da cultura, práticas de cultura, videiras adultas (.../...) análises ao vinho, câmara de provadores (laboratório de análise sensorial).../... entre outros requisitos tendo em conta a portaria e decreto-Lei vigente .../...




Sem comentários: