quinta-feira, 16 de maio de 2019

Actividade Maçónica em Angra do Heroísmo



No passado dia 1 de dezembro, como vem acontecendo nos últimos anos na ilha Terceira, registaram-se, mais uma vez, uma série de eventos de bom nível, relacionados com a Maçonaria, não esquecendo que em anos anteriores tiveram lugar, também, na Praia da Vitória.

Desta vez, a ocorrência foi promovida pelo Município Angrense e realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com um debate sob o título “Diálogos: A Igreja e Maçonaria ao Serviço da Sociedade”, que contou com a participação de Frei Bento Domingues, figura conhecida por aparecer frequentemente em estações televisivas e de Fernando Lima, actual Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa. Jorge Bruno encarregou-se da apresentação e moderação dos intervenientes.

Esta sessão foi antecedida da inauguração no Átrio Superior do Palácio Municipal, da exposição “Ex-Líbris Maçónicos da Colecção de Sérgio Avelar Duarte” que contou com a colaboração do Delegado nos Açores da Academia Portuguesa de Ex-Líbris. Registe-se que esta exposição esteve patente ao público durante todo o mês de dezembro e foi a primeira do tema que se realizou em Portugal.



De referir, igualmente, o magnífico catálogo do certame publicado, bem assim o lançamento de uma peça cerâmica em grés vulcânico alusiva, com tiragem limitada a 33 exemplares, cuja concepção artística foi do notável escultor Renato Costa e Silva. Deslocaram-se do continente cerca de três dezenas de pessoas que participaram nesta acção.

Ponce de Leão

Sem comentários: