quarta-feira, 1 de maio de 2019

EFEMÉRIDES AÇORIANAS - MAIO (11)

Torreão (arquitectura da laranja) com mastro de navio.Foi também utilizado como «VPC»

1. 1937- Nasce na Ilha Terceira Agostinho Borges Areias. Foi um dos famosos capinhas das touradas à corda . Conhecedor dos trabalhos agrícolas nomeadamente nas vinhas das freguesias do Porto Martins e dos Biscoitos (Casa Agrícola Brum).

2. 1994- O Procurador  Geral da República Portuguesa é recebido, pelo Ministro da República, no Solar da Madre de Deus em Angra do Heroísmo.

3.2008- A secretária regional do Ambiente e do Mar preside, Escola Básica Integrada da Maia, em representação do presidente do Governo, ao II Encontro de Idosos do Concelho da Ribeira Grande, subordinado ao tema “Viver Mais e Melhor”.

4. 2017- Abre na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, a Exposição de Fotografia “Os Mariemes” do ilustre terceirense de renome internacional Luís Godinho.

5. 2017- Chega a Ponta Delgada o navio cruzeiro Navigattor of the Deas

6. 2017- A Direcção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove  a realização de uma oficina de gravura orientada pelo artista plástico Luís Brum. O trabalho da terra, os ciclos lunares e a passagem das estações dão o mote a esta actividade, que está integrada no programa de dinamização da exposição “Almanaque do Camponez – 100 anos”, patente na Sala do Capítulo até 3 de Setembro.

7. 1911- “Ventos mareiros” voltam a “comer a vinha” na freguesia dos Biscoitos, ilha Terceira.

8.2017-A Confraria do Santíssimo Sacramento da Matriz de Nossa Senhora da Estrela da Ouvidoria da Ribeira Grande, promove uma conferência: “A força evangelizadora da piedade popular” com o Cónego Adriano Borges.

9.2013- Termina mais uma edição da Feira Lar Campo e Mar, em Ponta Delgada, uma organização da Câmara do Comércio e Indústria desta cidade.

10.2010- O Museu Carlos Machado da cidade de Ponta Delgada inaugura o Núcleo de Santa Bárbara.
11. 1991- O Papa João Paulo II visita os Açores.

12.1958- O Vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial começa a arrasar a freguesia da Praia do Norte, esperando-se o pior para próxima noite.

13. 1906- Ontem e hoje o tempo Norte “comeu” a vinha na freguesia dos Biscoitos, ilha Terceira.

14.1919- Chega a Ponta Delgada o hidroavião NC.4 da US NAVY

15. 1994- Realiza-se no Teatro Angrense uma Noite de Fado, com Maria de Jesus e Rui Ferreira. Irmãos Almeida e Alberto Toste. Victor Alves.

16. 2016- “Os CTT homenageiam os Açores numa nova emissão filatélica que consagra a natureza e as principais actividades que merecem ser experimentadas por quem visita o arquipélago: os passeios a pé, a observação de cetáceos e aves, o mergulho, o surf e o canyoning, todas elas representadas em mais de 500 000 selos e 80 000 blocos filatélicos”.

17.2018- O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira,em representação do Presidente do Governo, está presente na palestra sobre A Relação Histórica entre os Açores e o sul do Brasil, que se realiza nos Paços do Concelho de Ponta Delgada.

18. 1991 -José Quitério, jornalista e conceituado Crítico Gastronómico, dá grande destaque à Casa Agrícola Brum, aos seus vinhos e museu, na Revista do Expresso.

19. 1994- O Primeiro Ministro de Portugal fala, em Angra do Heroísmo, na Sala das Carrancas do Palácio dos Capitães Generais.

20.2016- É homenageado, durante o I Seminário Ibérico de Ex-Líbris, em Lisboa, pela Academia Portuguesa de Ex-Líbris o ilustre açoriano, natural da ilha do Faial, com a Medalha de Mérito e respectivo Diploma Jácome de Bruges Bettencourt.

21.2010- 25º. Aniversário do Grupo Folclórico Fontes da Nossa Ilha da Freguesia das Fontinhas, concelho da Praia da Vitória. Hoje foi o dia do abate dos “Bezerros do Senhor Espírito Santo”, serviço da responsabilidade do marchante Fernando “Batata”, que teve a preciosa ajuda de outros membros do GFFNI. Ver a “Função” AQUI . 

22. 2011- O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense actua na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, concelho da Moita.

23.1995- O Governo Regional está em reunião, em Angra do Heroísmo, com os representantes das autarquias, a fim de ser analisada a reivindicação autárquica do IVA turístico.

24.2010- É agraciado com a Medalha de Mérito Cívico pela Assembleia Regional dos Açores o ilustre Açoriano , natural da Praia da Vitória Francisco Ferreira.

25.2018-  O Arquipélago – Centro de Artes promove a exibição do documentário “Vinho”. Argumento de João da Ponte e André Laranjinha, realização de André Laranjinha.

26.2014- A Polícia de Segurança Pública (PSP) efectua acção de fiscalização rodoviária Radar na freguesia da Feteira, concelho de Angra do Heroísmo.

27.2017- Pariu uma vaca monitorizada com o Moocall, na exploração do Sr.Jorge Ávila (Ilha Terceira).

28.2018- Luís Mendes Brum oferece, sem retorno, um conjunto de peças e documentação da história da baleação na «IT» com ligação à sua família e à «CAB», nomeadamente «BIS» e «SMC», a um Museu fora da «ZMA». 

29. 1995- A Cofaco-SA reúne em assembleia-geral, em Ponta Delgada, a fim de aprovar um aumento de capital de dois milhões de contos para seis milhões de contos.

30.2018- O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, vem promovendo desde 28 pp terminando hoje, em Ponta Delgada, a realização de uma formação intitulada “Museus e Públicos com Necessidades Especiais”.

Fonte: Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, Apontamentos de Francisco Maria Brum(Casa Agrícola Brum); “Revista Ilha Terceira”; Boletim Municipal CMAH, Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira Vol.XLIX  e “Almanaque Açores”.

Sem comentários: