sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ciclo do Espírito Santo (19)

 Freguesia dos Biscoitos

Nas quintas-feiras que precedem os Domingos do Bodo (Pentecostes e Trindade) “se o Imperador não tem adega própria, o vinho é comprado fora e vão buscá-lo em carros de bois vistosamente engalanados com ramos de faia e bandeiras (Carros do Espírito Santo). Os bois são junjidos a capricho, com lindos colares de campainhas e artísticas “cangas” (jugos), levando os tangedores aguilhadas enconteiradas, que depois dos bodos são guardadas cuidadosamente até ao ano seguinte e transmitidas de pais a filhos como jóia de alto preço.

Também na quinta-feira, logo pela manhã “vão aos pastos, ou currais, buscar os bezerros destinados à matança, os quais são enfeitados com boninas e flores de papel, fitas e arcos coloridos, e depois passeados nas ruas com acompanhamento de violas e vários instrumentos (rabeca, clarinete e barítono) que executam a música chamada o Pésinho, constituindo a “Folia dos bezerros” ou “Bezerrada”.

“No dia seguinte as rezes são abatidas e a carne retalhada para a sopa, o cozido e a alcatra do jantar, e para os “quinhões de esmola” a distribuir pelos pobres da freguesia”.
Fonte: no "Ilha Terceira - Notas Etnográficas". 

Continua

Sem comentários: