quarta-feira, 3 de junho de 2009

VISITA DE DOM DUARTE PIO, DUQUE DE BRAGANÇA, À ILHA TERCEIRA (2)

(continuação)

Dia 25 de Maio

Logo após o pequeno-almoço com alguns membros da Real Associação, Dom Duarte apresentou, da parte da manhã, cumprimentos ao Senhor Representante da República para os Açores e à Senhora Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (ver no blogue Família Real Portuguesa). Visitou ainda as instalações da Santa Casa da Misericórdia. Em cada uma desses momentos pôde observar-se como o Senhor Dom Duarte se interessa vivamente pela especificidade dos lugares que visita, revelando ao mesmo tempo um conhecimento prévio de muitas questões. É seu fito conhecer de forma profundíssima o chamado “país real”.

A tarde foi passada com a apresentação de cumprimentos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e a visita à sede da Misericórdia da Praia, onde foi oferecida um saborosa recepção a Sua Alteza. De facto, esmeraram-se os irmãos quer no calor dos cumprimentos, quer na qualidade da “merenda” oferecida a Dom Duarte.

A cada uma destas entidades, Sua Alteza ofereceu uma medalha, mandada cunhar por sua iniciativa, evocativa da Canonização do Santo Condestável, que também serviu de pretexto para relembrar as qualidades ímpares de S. Nuno de Santa Maria, como soldado cristão, intrépido defensor da independência de Portugal, homem de devoção.

Ao fim da tarde, foi apresentado o livro Dom Duarte e a Democracia – Uma Biografia Portuguesa, da autoria do Professor Mendo de Castro Henriques, na Sala Natália Correia, do Hotel Caracol, em Angra do Heroísmo. O apresentador da Biografia salientou com veemência a coerente e persistente entrega de Dom Duarte a Portugal, fazendo de toda a sua vida um serviço à Pátria e aos Portugueses. A intervenção de Sua Alteza visou relembrar o compromisso dos monárquicos com o País.

Várias dezenas de pessoas assistiram ao evento, havendo mesmo uma sessão de autógrafos, com Sua Alteza a atender com demora cada pessoa que desejou ver assinado o seu exemplar pelo real biografado.

S.A.R. o Senhor Dom Duarte cumprimentado por Nuno Martins,
Chefe de Portaria do Hotel, pedindo-lhe um autógrafo num livro da sua colecção.


(continua)

Sem comentários: