terça-feira, 2 de junho de 2009

VISITA DE DOM DUARTE PIO, DUQUE DE BRAGANÇA, À ILHA TERCEIRA

A convite da Santa Casa da Misericórdia de Angra e da Real Associação da Ilha Terceira, o Senhor Dom Duarte Pio de Bragança, Herdeiro dos Reis de Portugal, visitou a Ilha Terceira nos dias 24 e 25 de Maio. Após a viagem a Roma, para a cerimónia de canonização de S. Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, e a viagem à Terra Santa, acompanhando a peregrinação do Santo Padre Bento XVI, o Senhor Dom Duarte dignou-se visitar a nossa Ilha, com visível sacrifício pessoal. A verdade é que o Duque de Bragança, sempre que lhe é humanamente possível, não deixa de aprofundar o seu contacto com todo o país e as suas gentes. É um sinal de missão – conhecer melhor Portugal, para melhor o servir.

Dia 24 de Maio

Logo após a chegada, Sua Alteza Real, que ficou instalado na sede da Irmandade de S. Pedro ad Vincula, da Diocese de Angra, incorporou-se no cortejo da coroação da Misericórdia de Angra. Terminada a Missa da Ascensão, celebrada na Igreja da Misericórdia, em que lhe foi concedido lugar de destaque, o Senhor Dom Duarte participou da função do Espírito Santo, que juntou mais de mil irmãos da Misericórdia, em S. Carlos. Foi mais do que evidente a simpatia com que foi acolhido, havendo um genuíno interesse das pessoas em ver de perto Sua Alteza. Não deixou de ser simbólico o facto de, naturalmente, se ter sentado, agora, sem qualquer destaque, nas longas mesas corridas, numa manifesta adesão àquele grande banquete da abundância e da fraternidade. Primus inter pares.

Ao fim da tarde, e acompanhado por alguns membros da Real Associação, Dom Duarte visitou o Museu do Vinho dos Biscoitos, sendo recebido com particular simpatia e hospitalidade pelo casal Mendes Brum. Aí, como é seu hábito, pôde conversar demoradamente sobre a produção agrícola da Terceira, interessando-se por cada pormenor explorado pelo museu. Ainda a caminho dos Biscoitos, Dom Duarte visitou as Furnas do Enxofre, resultando claro o seu fascínio pelo local. Percorreu todos os trilhos, informando-se com vagar sobre a flora do local e as potencialidades da energia geotérmica.

A caminho da freguesia dos Altares, Dom Duarte ouviu a cantoria que estava a decorrer e cada um dos quatro cantadores dedicou uma “volta” a Sua Alteza. Depois, visitou as instalações da Misericórdia dos Altares, num registo informal, mas sempre interessado, assinando o livro de honra.

O Senhor Dom Duarte na freguesia dos Altares

Cantadores/improvisadores saudando S.A.R. o Senhor Dom Duarte


S.A.R. o Senhor Dom Duarte rodeado de altarenses


Dom Duarte após ter agradecido aos cantadores/improvisadores

No restaurante "O Caneta" onde foi recebido com viva simpatia e manifesto interesse dos comensais, chegou a tirar muitas fotografias com muitas das pessoas que espontaneamente se lhe dirigiram. Para quem assistiu a estes simples sinais de reconhecimento e de afecto, ficou muito evidente o lugar que o Duque de Bragança ocupa no coração do povo português. O que, aliás, aconteceu em todos os lugares por onde passou o Senhor Dom Duarte.

S.A.R. o Senhor Dom Duarte com os proprietários do restaurante "O Caneta"
Foto: colecção do restaurante "O Caneta".

Fonte: RAIT
(continua)


Sem comentários: