quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Vitorino Nemésio faleceu há trinta anos

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva
Escritor, Poeta e Romancista.
Nasceu na Praia da Vitória (Ilha Terceira - Açores) a 19 de Dezembro de 1901

No 30º Aniversário do seu falecimento
20 de Fevereiro 1978 - 20 de Fevereiro 2008

Vitorino Nemésio

FESTA REDONDA

Os Altares é casamento,
Os Biscoitos, vinho novo,
Raminho, festa de igreja,
A Terceira pão e povo.

Ribeira Sêca, molhada
De leite e de vinho novo,
Minha galinhinha branca,
Minha cevada! meu ovo!

Pedi-lhe um caneco de áuga,
Deu-me logo vinho branco;
Limpou cu seu avental,
Pra me assantar, um banco.

Meu primo Chico Maria!
Nas tuas pipas de vinho
Cabia o mar de Biscoitos
E o povo do Raminho...

E vós, pexuga e Martins,
Que a aguardente escavaçou,
Anjos da pele do diabo,
Pexinhos que Deus levou!


No Cancioneiro do Vinho Português, MCMLXXVIII - Edições Templo, páginas 108 a 109

Sem comentários: