sábado, 9 de fevereiro de 2008

Outra velha tradição dos Açores

Ainda cansados da maratona dos Bailinhos de Carnaval, (alguns) açorianos, metem-se à estrada, em oração, penitência e sacrifício.

Hoje saem os primeiros onze dos cinquenta e quatro ranchos de romeiros que percorrem a Ilha de São Miguel. Nesta ilha, estas romarias, datam do início do século XVI e mantiveram-se vivas, todas as Quaresmas , até agora.
A Ilha Terceira só muito recentemente contou com o ressurgimento da tradição das Romarias da Quaresma. Os romeiros na Ilha Terceira pertencem a uma tradição que se extinguiu no século XIX, ressurgindo em 2007.
O Grupo de Romeiros do Santuário de Nossa Senhora da Conceição vai para a estrada de 20 a 24 de Fevereiro para cumprir o chamamento secular, durante séculos, sem resposta terceirense.
A palavra de ordem destas Romarias da Quaresma é a "disciplina". Todos obedecem ao "mestre". Todos são "irmãos" e respondem por este nome enquanto dura a romaria.
Que bom seria seguir este exemplo e manter este sentido de partilha e fraternidade, pelo menos até à próxima Quaresma, em todas as irmãs ilhas açorianas e entre elas!...
Afinal não será a vida uma romaria?
Não caminhamos todos para lá?
Será que queremos obedecer ao Mestre?
Falta-nos a tal disciplina...

Sem comentários: