sábado, 14 de maio de 2011

Calceteiros Angrenses (4)

Continuação do anterior

Jardim Duque da Terceira

Calcetamento dos passeios do Jardim 

Há longos meses, com bastas interrupções, que pessoal afecto às obras da C.M.A.H., como calceteiros, prossegue o trabalho de valorização dos pavimentos do Jardim Duque da Terceira.

Assim, já se vislumbram imagens de Almeida Garrett, do Duque da Terceira e do Ti Bailhão, que foi zeloso guarda deste Jardim no século XX, registados na calçada em trabalho artístico.

Faltam, no entanto outros personagens, como Thetónio d’Ornelas Bruges, o Bispo d’Angra, Dom Frei Alexandre da Sagrada Família (Tio de Almeida Garrett), o Dr. Manuel António Lino, o Eng.º Dewander Gabriel, de nacionalidade belga – autor idealizador deste Jardim, encetado em 1882 graças ao empenho, do então, Governador do Distrito, Afonso de Castro. Outras figuras foram igualmente sugeridas para figurarem neste espaço, como Alberto Borges Leal (Ramalho), que dedicou muitos anos à manutenção deste espaço.

“O Duque da Terceira – António José de Sousa Manuel e Meneses Severim de Azedo (18.03.1792-26-04.1860).

Chega à Terceira como Governador e capitão General destas Ilhas melhorando as suas condições defensivas. Tornando-se vencedor da notável batalha de 11 de Agosto de 1829, repelindo e sujeitando a grandes perdas as forças absolutistas que desembarcavam na Ilha, o Conde de Vila de Vila flor decidiu a sorte da causa liberal, então completamente perdida no Continente. Recupera todas as outras Ilhas dos Açores, então em poder do governo absolutista, mostrando a sua coragem e capacidade de organização.

7.º Conde e também 1º Marquês de Vila Flor, a 8 de Novembro de 1832 é agraciado com o título de Duque da Terceira.”
In azulejo identificativo- Jardim público


Continua

Sem comentários: