sexta-feira, 25 de março de 2011

Castelletes um vinho de S. Jorge (2)



Garrafas concebidas para o vinho Casteletes (ilha de S. Jorge)

Por: Alfredo Borba*

(continuação do anterior)

Em 1737 a mesma Câmara, autoridades e proprietários, tendo em conta que a Ilha era muito abundante em vinho, sendo o único fruto com que os seus moradores se remediavam, proibiu a sua importação do Faial e do Pico, vinhos que vinham para S. Jorge para depois serem exportados como Jorgenses, causando muito prejuízo, por o vinho daquelas ilhas ser muito inferior ao de S. Jorge (5).

O vinho produzido na Ilha ganhou tanto crédito no exterior, que o Capitão General dos Açores, Conde d’Almada, por provisão de 9 de Março de 1801, para evitar especulações, ordenou que as pipas com vinho para embarcar, tivessem a seguinte marca: S. Jorge.

No ano de 1854 as vinhas foram atacadas pelo oidium aniquilando quase na totalidade a produção de vinho, que se acabou por perder aquando do ataque da Phyloxera, cerca de uma vintena de anos mais tarde.

Dois jorgenses ilustres, o Dr. Miguel Teixeira Soares e o Dr. José Pereira da Cunha da Silveira, enviaram à exposição de Paris de 1867, algumas garrafas de vinho dos Castelletes, sendo muito apreciada a excelência da sua qualidade (5).

Nos dias de hoje o vinho dos Castelletes é só uma lenda, sempre recordada pelas suas belas e esguias garrafas vazias. A produção de vinho da Ilha é pequena, sendo na sua maioria de “Cheiro”, Izabella. No entanto, na Ponta do Topo, mesmo junto ao Farol, ainda se produz algum Verdelho que importa conhecer.

Angra do Heroísmo, 19 de Junho de 1995

NOTAS:

(1) Ávila, J.G. (1986). O Paço Municipal das Velas. Separata do Boletim Histórico da Ilha Terceira.
(2) Gaspar Frutuoso, Saudades da Terra, Livro 6º, cap. 34.
(3) Pereira, A. S. (1987), A Ilha de S. Jorge, Séculos XV-XVII, Contribuição para o seu estudo. Universidade dos Açores, DHFCS, Ponta Delgada.
(4) Cunha, M.A. (1924), Notas Históricas, Vol. I. Typ. O Dever, Calheta. S. Jorge.
(5) Avellar, J.C.S. (1902). Ilha de S. Jorge. Typ. Minerva Insular. Horta.
 (6) Sousa, J.S.A. (1822). Corographia Açórica. Lisboa.

* Director do Departamento de Ciências Agrárias da U.A. Terra Chã – Ilha Terceira
In Revista Verdelho – órgão cultural e informativo da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos – Ilha Terceira – Açores

Sem comentários: