sexta-feira, 28 de maio de 2010

Império dos Quatro Cantos – Bicentenário 1810 - 2010

Estatutos

Por disposições do art.º 29º do Dec. N.º 23, de 16 de Maio de 1832, e Portaria de 3 de Janeiro de 1838, todas as Irmandades eram obrigadas a regerem-se por Estatutos aprovados pelo Governo Civil. Contudo, nem todos acataram tais determinações. (…)

Os mais antigos que conseguimos obter são os que pertencem ao Império dos Quatro Cantos (freguesia da Sé) da cidade de Angra do Heroísmo.

Século XIX-XX .Rua da Sé.
Coroação do Espírito Santo do Império dos Quatro Cantos.

Estatutos feitos e aprovados pela Irmandade em 11 de Junho de 1868.

-In Nomine et Gratia Spiritus Santcti-

"Auto de estatutos do Império do Espírito Santo dos Quatro Cantos, da Rua do Pintor, freguesia da sé do santíssimo Salvador, desta cidade de Angra do Heroísmo, etc.

No ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos sessenta e oito, e aos onze dias do mês de Junho, nesta Muito Nobre Sempre Constante Cidade de Angra do Heroísmo da ilha 3ª, estando reunidos a Comissão Administrativa nomeada pela Irmandade do Império dos Quatro Cantos da freguesia da Sé desta mesma cidade os baixo assinados por todos foi concordado unanimemente, e decidiram que por sua devoção, querem continuar com o Império do Divino espírito Santo a cima declarado e nele exercitarem Obras de caridade com as Esmolas que naquele dia se costumam fazer aos pobres; a cujo fim se fizeram os estatutos seguintes, para o bom regime de toda a Irmandade e haver um procedimento que seja de agrado de Deus e que excite o publico à Devoção e Culto, que deve tributar do mesmo Divino Espírito Santo dos Quatro Cantos".

Fonte: In Frederico Lopes no ilha Terceira - Notas Etnográficas
Foto: José da Silva Maya (séc. XIX-XX)/Arquivo: Luís Mendes Brum

(continua)

Sem comentários: