sexta-feira, 19 de março de 2010

A pedrinha

Na passada segunda-feira, logo pela manhã, o meu colega António veio oferecer-me “ uma pedrinha”. Uma pedrinha pequena de Basalto, daquelas que em tempos ido, as meninas brincavam. Achei a oferta insólita, e pensei que se tratava de uma brincadeira, muito ao seu jeito.
Perante o meu ar de ignorante, ele perguntou se sabia qual o significado da dita pedrinha, ao que respondi obviamente que não. Ora o meu colega, foi numa Romaria Quaresmal, onde se reza e reza-se muito. Normalmente os terços rezados tem a sua intenção, mas quando a não tem, por cada terço é apanhado uma pedrinha.
Essas pedrinhas, tradução de terços rezados na Romaria, são posteriormente oferecidas a alguém que se estima. São uma intenção pedida a Deus em nosso nome.
Este ritual que desconhecia tocou-me bem fundo; que Deus te dê muita saúde e tudo de bom para ti e para a tua família.

Maria Garcia

4 comentários:

Vieira Brito disse...

Um simples gesto que nos faz acreditar que a amizade, a verdadeira, ainda é possível.
Obrigado pela lição!

Vieira Brito

Bagos D'Uva disse...

Caro Amigo Manuel Brito

Trata-se efectivamente duma pedra preciosa! Já a Amizade não tem preço.

Há quem as coleccione, ás centenas, pela Internet.

Abraço

António Couto disse...

Caro Luís Brum:
Muito interessante e profundo.
Tens um amigo "de peito".
Abraço.

Bagos disse...

Caro António Couto

A minha amiga Maria Garcia tem realmente um Romeiro amigo.
Não me importava de receber uma pedra destas...!

Abraço