quarta-feira, 17 de março de 2010

Getúlio Vargas e a Ilha do Faial

Cidade da Horta- Forte da Conceição (Forte da Alagoa)

“José Dutra de Vargas, irmão do pai de Getúlio Dutra de Vargas, é porteiro na cidade da Horta, e tem o coração no Brasil, para onde quer ir acabar os dias.
O pai do ex-presidente era natural da Praia-do-Norte, Faial, tendo emigrado para o Brasil com 10 anos.”

Ao jornalista estão, por vezes, reservadas surpresas fantásticas, se não pelo que valem em si, pelo menos pelo que elas significam, neste desenrolar continuo de imprevistos em que se condensa a vida.
Quando, mercê de circunstancias ocasionais, nos colocamos, em conversas, com José Dutra de Vargas, simples guarda de sanitárias do Largo do Infante, desta cidade da Horta, e soubemos do seu parentesco chegado com Getúlio de Vargas, ex-presidente dos estados Unidos do Brasil, concluímos que, de facto, o mundo é pequeno, e que, se em algo grande, o é designadamente pela multiplicidade das surpresas que proporciona, no desenrolar das mais extravagantes cenas…
José Dutra de Vargas, com seus 79 anos de idade, esteve duas vezes na América, foi rico, e vive hoje na miséria.
Duma vez, estava ele para embarcar para a Califórnia, já tinha a passagem paga, e, na hora da partida, recebe uma carta do irmão António, o pai de Getúlio, para o ir visitar. E já não vai para a Califórnia, vai para o Rio de Janeiro. Aí entreteve, por essa altura, o miúdo Getúlio, teria poucos anos de idade. Mas José de Vargas volta ao Faial onde deixara sua mulher. Mais tarde tenta de novo a sorte e volta à América. No sue jornadear logra arranjar meios de vida, mas, negócios e sócios o colocaram na situação em que hoje o fomos topar.

Disseram-lhe, há tempos, pessoas vindas do Brasil, que o sobrinho “era Presidente do Rio de Janeiro”. Não sabe se é verdade, mas a sobrinha Alda a quem escreve, embora raras vezes, prometeu-lhe fazer por ele alguma coisa.
Alda é irmã de Getúlio de Vargas, que tinha 9 anos quando o José Dutra de Vargas esteve no Brasil. Getúlio é mais novo do que ela. Aquela, portanto, recorda-se bem do tio e por isso lhe escreve.
O quase octogenário tio do ex-presidente do Brasil espera ir acabar os seus dias ao Brasil, onde - disse-nos tem o seu coração, pois ali tem todos os seus parentes mais próximos. E ao dize-lo bailam-se nos olhos duas lágrimas indecisas…
Entretanto, se vai arrastando agarrado ao bordão, o seu único companheiro de velhice.
(…)


Horta, Agosto de 1949 – Vive no Faial um tio de Getútlio Vargas célebre político brasileiro -por Américo Bento - In Diário Insular de 19 -8- 1949

Sem comentários: