segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Verdelho tem novos embaixadores- II


O Grão-mestre durante a sua intervenção discorreu:

(…)
Vamos entronizar três confrades no grau de noviços – José Manuel Cardoso, um dos maiores detentores do produto da casta da “Verdelho dos Açores”. Domingos Alberto de Aguiar Borges dirige uma escola técnico profissional com vários cursos ligados ao vinho, hotelaria e restauração. Luís Vasco Picanço da Cunha, proprietário de vinhas, com vontade de as melhorar.

Da esquerda:
Domingos Borges, José Cardoso e Luís Vasco da Cunha

(…)
Prestam provas de passagem de Confrades Noviços ao grau de Irmãos (confirmação), José Aurélio Dias Almeida, um entusiasta defensor da paisagem da vinha dos Biscoitos, jovem enófilo que vem deixando escritos sobre esta problemática. Luís Miguel Barcelos, um biólogo produtor de vinho, e Paulo Dias de Almeida, outro jovem que quer ver a terra do seu nascimento e dos seus antepassados a produzir cachos de uvas.


Da esquerda:
José Aurélio Almeida, Luís Barcelos e Paulo Dias Almeida

Como Confrades de Mérito foi deliberado distinguir duas personalidades bem conhecidas de todos nós: Rui Pestana de Almeida, que, para além do profissional de reconhecida competência, no que diz respeito à C.V.V.B., somos levados a reconhecer o seu excepcional trabalho enquanto Delegado do I.N.A.T.E.L. Ao longo de mais de quinze anos foi o esteio da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos que tanto vem contribuindo para a promoção turística, cultural e até de divulgação báquico -gastronómica da freguesia dos Biscoitos.

Rui Pestana de Almeida

Nesse louvável trabalho foi coadjuvado entusiasticamente por Moisés da Rocha Mendes, animador cultural de vocação natural, profissional, funcionário da segurança social, já reformado, talentoso homem amante da arte de Talma, que soube desenvolver trabalho notário em prol dessa Festa.

Moisés da Rocha Mendes

Mas, neste lembrar quem trabalha desinteressadamente para uma comunidade, tinha que se prestar merecida homenagem a duas instituições, o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense e o Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo, que intimamente associados às edições da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos, não só pelas suas tão apreciadas actuações, mas também pelo trabalho etnográfico, fazendo reviver momentos que todos guardam na memória, ao mesmo tempo que mostram a turistas admirados, quadros daquilo que foi uma vivência terceirense.

Bruno Bettencourt, Presidente do

O Presidente do Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo

(continua)


Sem comentários: