domingo, 6 de dezembro de 2009

Verdelho tem novos embaixadores - I

(continuação)

Palavras do Grão – Conselheiro da C.V.V.B.

Senhor Representante da República

Senhor Presidente do Governo

Senhor Presidente da Câmara da Praia da Vitória

Senhora Presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos

Senhor Grão-Mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos

Caros confrades

Ex mas autoridades presentes

Minhas senhoras e meus senhores

Nascida a dez de Março de mil novecentos e noventa e três, criada por escritura e pela vontade de dezoito Confrades no Grau de Fundadores, a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos ostenta hoje, com honra, o galardão de ser a mais antiga Confraria dos Açores e aquela organização da chamada sociedade civil que, há mais tempo, pugna e luta pela dignificação do território, do trabalho e de um produto dos Açores, fruto genuíno e autóctone do esforço das gentes destas ilhas e não só.

A Confraria luta não apenas pelo vinho, pela vinha e pelo êxito dos Biscoitos e da ilha Terceira, mas também pelo êxito e qualidade do vinho, da vinha e da paisagem da Região Autónoma dos Açores.

Consciente da pequenez mas da qualidade, da dimensão do esforço mas da sua possibilidade de êxito, a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos não se tem ficado nem fica pelas reuniões de Confrades, embora as tenha, nem pelos almoços e jantares de companheiros, embora os organize!

Com gosto e prazer manifestos e assumidos, note-se!

A Confraria tem como principal objectivo não descansar, enquanto o verdelho – o companheiro – e as outras castas nobres e de qualidade nos Açores não assumirem ou não reassumirem, aqui na Terceira e nas outras ilhas, o lugar que merecem como produto e espelho de uma identidade, de um modo de viver e ser, em suma, de uma cultura!

Testemunho de um Mediterrâneo longínquo e de uma Ibéria mais próxima, de uma atitude que já os gregos conheceram e de um uso que os cristãos desenvolveram, o vinho é para nós razão de vida e de existir.

A Confraria reúne enófilos, não apenas produtores!

Reúne aqueles que, porque gostam, produzem, comercializam, estudam, defendem os valores da cultura, da paisagem e da sustentabilidade, entendem que a união faz a força e que a força, convenientemente doseada e orientada, move montanhas!

A Confraria, exactamente por via dessa abrangência social, penetra na comunidade geral, contribui para a tomada de consciência de todos, serve os interesses comuns abrindo portas, favorecendo ideias, reunindo vontades, criando uma base mais larga e forte para os objectivos primeiros.

Senhores novos Confrades

Senhor Confrade de Honra e Devoção

Senhores Confrades de Mérito

Confrades

Minhas senhoras e meus senhores

Num dia de festa como este é justo que se diga, já aqui, o quanto nos honra o modo como os novos investidos aceitaram o nosso convite.

É com gosto que o dizemos!

Mas essa honra é, permita-se-me que o diga, acompanhada de um dever, simbolizado no pequeno objecto que usamos sobre o peito: Perceber, apreciar, defender, apoiar e animar tudo o que tenha a ver com a produção, apreço e divulgação do Vinho Verdelho dos Biscoitos e do Vinho de Qualidade na Região Autónoma dos Açores.

É por isso que, tendo a nossa sede nos Biscoitos, nos preocupamos com a Graciosa e o Pico, nos lembramos dos Casteletes (aquela que foi, de algum modo, a primeira região demarcada dos Açores), nos recordamos das curraletas de S. Lourenço ou da Caloura, e do solo escuro do Varadouro.

É por isso que iremos continuar a pugnar pela criação de um ou vários espaços de paisagem protegida, que projectem a possibilidade de progresso e valor acrescentado – em economia, em ciência, e em civilização – sobre as terras nas quais e em redor das quais se produz ou pode produzir esta alegria dos povos e estas mensagem de cultura.

É por isso que pugnaremos pela legislação adequada a vinhos nossos, sem adição de concentrados ou com indicação deles, privilegiando a qualidade e a genuinidade.

É por isso que nos continuaremos a esforçar por estar presentes em reuniões de outras congéneres, organizar simpósios e encontros, a divulgar o vinho de qualidade destas ilhas e o esforço e labuta que a eles conduzem.

È por isso que deixamos aqui o alerta para a necessidade urgente de se constituir uma associação de produtores de vinho que, em colaboração com a Cooperativa e com esta Confraria, sirva de âncora ao seu e nosso trabalho.

Caros Confrades

Minhas senhoras e meus senhores

A entronização de Confrades quer dizer, para uma Confraria, o quanto ela agradece a colaboração recebida e é com sentido de grato dever que salientamos, aqui, todo o apoio e ânimo recebidos do Governo Regional, das autarquias da Ilha, dos grupos, entidades e pessoas que hoje distinguimos.

A entronização significa, também, para vós todos, uma responsabilidade assumida.

Estamos certos, pelo passado acontecido, que essa responsabilidade não será palavra vã e, por isso, é possível dizer com verdade:

Contem connosco, do mesmo modo que, sabemos, podemos contar convosco!

Disse!

Francisco dos Reis Maduro-Dias

Grão Conselheiro da Confraria

(continua)


Sem comentários: