terça-feira, 4 de agosto de 2009

Linguística Açoriana

Professora Lurdes Moutinho no Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum

Os Açores estão a ser alvo de um interessante e global projecto de investigação e de recolha de dados linguísticos, levado a cabo pela Universidade de Aveiro. Trata-se do Atlas Multimédia Prosodique de l'Espace Roman (AMPER), que se insere numa pesquisa que envolve diversas Universidades europeias, tendo como principal objectivo o estudo da organização prosódica das variedades faladas no espaço dialectal românico, como em Portugal, Espanha, Itália, França ou Roménia.
O objectivo é contribuir para um conhecimento mais aprofundado da variação prosódica da Língua Portuguesa, além de disponibilizar na Internet o corpus que poderá vir a possibilitar futuras investigações a diversos níveis da análise linguística.
A pesquisa relativa à variação prosódica do Português é coordenada pela Professora Lurdes de Castro Moutinho, do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. A Professora Moutinho encontra-se este mês nas ilhas dos Açores com o intuito de recolher amostras da “Língua Açoriana”, ou seja, as diferentes pronúncias, fonéticas e musicalidades da fala. Tudo isto, inserido na pesquisa que tem vindo a ser continuamente desenvolvida. Apesar desta variação prosódica ser significativa mesmo entre as diferentes ilhas, a recolha é subtraída apenas consoante os grupos do Arquipélago (Oriental, Central e Ocidental). A investigação insular está a cargo da Dra. Maria Clara Rolão Bernardo da Universidade dos Açores.
É, sem dúvida, um projecto de grande valor, uma vez que a linguística açoriana é também um dos nossos mais valiosos patrimónios.

A Professora Lurdes Moutinho e seu guia, Sr. Fagundes

Sem comentários: