terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

EFEMÉRIDES AÇORIANAS - FEVEREIRO (14)

 
Angra do Heroísmo. Rua de Jesus (anos 70 século XX)

1.1895- O vapor inglês “Ituni” naufraga ao largo das alcaçarias de São Pedro, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

2.2022-A Casa Agrícola Brum completa hoje 132 Anos 

3.1985- A primeira pedra do Centro Paroquial da Freguesia de S. Brás, ilha Terceira, foi colocada durante a festa ao padroeiro S. Brás.

4.1989- António Dacosta,pintor, poeta e crítico de arte, natural  da cidade de Angra do Heroísmo é agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

5.1870- Manuel Augusto Tavares de Resende funda, na Ilha de são Miguel, o jornal Diário dos Açores.

6.1901-A firma Mello & Lemos, na Rua da Sé 42 e 44 (Angra) tem novidades em artigos para iluminação. Tem, também, para venda vidros, artigos para escritório, quinquilharias, sabonetes e cosméticos, charutos e cigarrilhas estrangeiras e líquidos: vinhos do Porto e Madeira, licores, genebra FOKING, aguardentes, etc.

7. 2015-O Museu de Carnaval na Vila das Lajes, ilha Terceira, abre ao público.

8. 1933- Falece Luís Gomes da Silva, proprietário da Farmácia Silva na Praia da Vitória e do Posto Farmacêutico na freguesia dos Biscoitos, conhecido por “o Sr. Luisinho da Farmácia”. (Era tio paterno do Prof. Vitorino Nemésio)

9.1971- “A CARNAÇOR, em Angra do Heroísmo, informa que se encontram á venda no mercado local, os deliciosos “Hamburgers”, frescos e congelados nos seguintes estabelecimentos: Pastelaria Zenith-Rua Padre António Cordeiro; Pasteleria e Mercado Lusitânia-em S. Pedro; Pastelaria Verónica- Rua de Lisboa; Mercearia Ozaka-em S. Bento; Restaurante Zé da Lata (Borba)-Rua de São João; Casa Leão- na Freguesia de S. Sebastião; Café Costa- Na Praia da Vitória. Um produto de Fabricação Terceirense.”

10. 1971- A TRIJOTA, na Praça da Restauração, em Angra do Heroísmo, tem para venda o novo tractor ÁGRIA, tracção às quatro rodas, Freze,Charrua e atrelado, tudo por 90.500$00 (incluindo já o subsídio da Junta de Colonização Interna).

11. 1904-Álvaro de Castro Menezes Casa em Santa Bárbara com Mariana de Lemos da Silva Mendes.  

12. 2011- Ocorre um incêndio na sede da RTP Açores, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

13.1884- Manuel Homem de Noronha oferece à Junta de Paróquia de Vila Nova, Ilha Terceira, a Ermida de Nossa Senhora da Ajuda.

14.1971- Encontra-se em Angra o Navio “Monte Brasil”.

15.1865- O governo manda proceder á construção de muro de cais na costa da baía de Angra, entre o Matadouro e o Porto das Pipas.

16. 1916-É criado na Freguesia de Biscoitos o terceiro  Partido Médico da Câmara da Praia da Vitória, com Dr. Tomé Emílio Pires Coelho.

17.1955- São vendidas na freguesia de S. Bartolomeu dos Regatos (À Cruz das Duas Ribeiras) à porta do agricultor, bananas a 4$00 o quilo.

18.1919- Constantino José Cardoso, natural das Fontinhas, Ilha Terceira, é o novo Governador Civil de Angra.

19.1971- Estudantes do Liceu Nacional de Angra do Heroísmo continuam a preparar com grande entusiasmo o cortejo e respectiva Tourada  a realizar no próximo dia 21 na Praça de Toiros de S. João.

20. 1976- É fundada na freguesia dos Altares, concelho de Angra do Heroísmo, a Casa do Povo.

21. 1997-Sob proposta do Vereador Antero Arruda, a Câmara Municipal de Angra Heroísmo delibera, por unanimidade, atribuir ao Rádio Clube de Angra a Medalha de Mérito Municipal.

22.1597- A Câmara da Praia, Ilha Terceira, manda tributar impostos sobre vinhos, carnes, e azeites.

23.1956-São ofertados ao município de Ponta Delgada os terrenos referentes à península da Lagoa das Sete Cidade, Ilha de S. Miguel.

24.1971-O  cartaz das Festa da Cidade de Angra do corrente ano, a imprimir na Litografia Nacional no Porto, é da autoria do jovem artista da Ilha Terceira Victor Azevedo, finalista do Curso de Pintura de Belas Artes da cidade do Porto. A orientação artística das Festas está confiada, também graciosamente, ao artista angrense Francisco Coelho Maduro Dias.

25.1996-A Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo aprova as medidas preventivas propostas pela Câmara para a Zona do Fanal/Silveira, onde se inclui o terreno denominado Quinta do Caracol. O Edital a divulgar a venda da Quinta do Caracol deverá ser publicado nos dois jornais locais, Diário Insular e A União, bem como o Açoriano Oriental, de Ponta Delgada, no jornal O Público, de Lisboa, e no Boletim de Informações, também de Lisboa.

26.1877- A Camisaria Açoriana de Santos & Nogues, na Rua de Jesus, 18 em Angra do Heroísmo, acaba de receber grande sortido de percale, oxfort, Naté e Cretone, brancos e de cores, fazendas próprias para camisas de homens, e roupas de senhoras.

27.2004- A ilustre angrense, Bárbara da Cunha Sieuve de Seguier  participa  no ciclo de conferências Museu de Angra do Heroísmo) com o ensaio “ O Trabalho das Nossas Mãos"- Uma Leitura Possível de Dacosta poeta.  

28.1971- Encontram-se terrenos para construção na Avenida Conde Sieuve de Meneses, em Angra do Heroísmo.

Fontes: jornal O Dia, Diário dos Açores; D.I;Pedro de Merelim- Freguesias da Praia

Sem comentários: