sábado, 11 de dezembro de 2021

José Maria Pereira Neves

Presidente da República de Cabo Verde


 José Maria Neves com o cônsul nos Açores, no restaurante da Néné. 
Ilha Terceira, set. 2012.

José Maria Pereira Neves, venceu as eleições presidenciais do passado dia 17 de outubro, pelo que sucederá a Jorge Carlos Almeida Fonseca, no cargo de Presidente da República de Cabo Verde.

O novo inquilino do Palácio do Plateau, ou seja, do Palácio da Presidência da República, na cidade da Praia, tem 61 anos, pois nasceu em Santa Catarina a 28 de março de 1960. Após a formação secundária no Liceu Domingos Ramos, rumou ao Brasil, onde concluiu os estudos superiores em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da renomada Fundação Getúlio Vargas.

Trata-se dum dos políticos caboverdianos com maior experiência e como tal figura muito respeitada. Foi deputado da Assembleia Nacional de 1996 a 2000, eleito pelo PAICV, ocupando os cargos de Vice-Presidente da Assembleia e Diretor da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional. Foi eleito em 2000 Presidente do PAICV. Em março de 2000 ganhou as eleições autárquicas para Presidente da Câmara de Santa Catarina, sua terra natal, cuja sede é Assomada, o 2º maior aglomerado urbano da ilha de Santiago.

Porém, de 2001 a 2016 foi Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

Como Primeiro-Ministro fez viagens de caráter oficial a um número considerável de países, incluindo Portugal, Brasil e outras nações de expressão portuguesa, e o Vaticano, em 2010, quando convidou o Papa Bento XVI a visitar Cabo Verde.

Em setembro de 2012, José Maria Neves esteve nos Açores, em S. Miguel e Terceira, acompanhado da Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes e da Embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Madalena Neves, a que se juntou o Cônsul Honorário de Cabo Verde nos Açores Jácome de Bruges Bettencourt, para participar na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia. Assim, foi aproveitada a sua estada na Região Autónoma nos Açores para a realização de encontros, em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, com as comunidades cabo-verdianas residentes nessas ilhas, respetivamente a 17 e 18 de setembro, em que estiveram presentes mais de 350 pessoas, incluindo alguns convidados. Estas ações contaram com a colaboração da AIPA.

J.B.B.

Angra, 2021

Sem comentários: