sexta-feira, 21 de maio de 2021

DUQUE DE BRAGANÇA FESTEJA ANIVERSÁRIO NA ILHA TERCEIRA

 Jácome de Bruges Bettencourt

 No passado sábado, na Terceira, dia 15 de maio, comemorou-se 76 anos da sua existência nesta ilha que vem visitando há meio século. Desta vez S.A.R. o Senhor Dom Duarte Pio esteve 4 dias nos Açores, a convite das Reais Associações da Terceira e de S. Miguel, sendo acompanhado por S.S.A.A.R.R. Dona Isabel e do filho primogénito Dom Afonso, Príncipe da Beira.


Foram recebidos por várias entidades oficiais, como o Representante da República para a R.A. dos Açores, que lhe ofereceu um almoço no Solar da Quinta de Nossa Senhora da Oliveira, pelo Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores e Grupos Parlamentares, pelos Presidente e Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, pelo Bispo d’Angra e Açores e Presidentes dos Municípios da Terceira, Pico, Faial e Ponta Delgada. Contactou na Horta com o Secretário Regional das Pescas e com o Deputado Paulo Estêvão do Partido Popular Monárquico, tendo estes oferecido aos ilustres visitantes um almoço, no mundialmente conhecido Peter’s Café Sport.


De registar que S.A.R. o Príncipe da Beira Dom Afonso no dia 16 escalou com o maior entusiasmo a montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal.


Cumprindo o programado, assistiram a duas palestras, proferidas uma no dia 15 por Avelino Meneses com o título “Dos Açores do passado aos Açores do presente e do futuro: a política, a religião e o povo”, comentada por Álvaro Monjardino, nos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, e a outra na Horta, no Hotel do Canal, dia 17, por Assunção Cristas sob o assunto: “O direito vigente responde aos desafios atuais do mar”, moderada por Tomaz Ponce Dentinho, pondo questões Mariana Guedes e Gui Menezes.


O casal assistiu a uma Missa vespertina na Sé Catedral, no sábado, celebrada pelo cónego Ângelo Valadão e concelebrada pelos cónegos Francisco Dolores, João Maria Mendes e Hélder Fonseca Mendes, sendo à saída cumprimentados por muitas pessoas.


De referir, na passagem por S. Miguel, o momento de oração pelas vítimas da Pandemia com Romeiros, na Igreja de Santana, P. Delgada, e um “brunch” oferecido pelos Condes de Albuquerque que contou com a presença de sócios da Real de S. Miguel.

A merecer relevo, como manifestação de carinho popular, a receção oferecida a Suas Altezas ao fim da tarde do dia 15, pela Junta de Freguesia da Agualva, junto ao restaurado Moinho d’Água e parque anexo, com a colaboração da C.M. da Praia da Vitória, que contou com a presença dos Membros da Junta e aí residentes, bem assim de simpatizantes monárquicos dos dois concelhos.

Aí, foi servida uma saborosa sopa de carne e cozido (função do Senhor Espírito Santo), massa cevada e bolinhos Dona Amélia, vinho branco da casta Verdelho Magma, da Adega Cooperativa dos Biscoitos, C.R.L., 2016 (enólogo Anselmo Mendes) e como digestivo e a acompanhar o bolo dos anos de S.A.R. (com os Parabéns cantados pelo Padre Dolores), um licoroso marca Brum da colheita de 1998, da Casa Agrícola Brum Lda. (enólogo Miguel Amorim). Lembro que a 13 de maio de 1995, no casamento de Dom Duarte e Dona Isabel, nos Jerónimos, figurou um aperitivo Brum (seco), aliás, o único vinho açoriano que aí participou. Agora na sua estada no Pico foram-lhes oferecidas umas garrafas do famoso néctar que aí se produz. Sem dúvida, que o tema central desta visita ficará marcado na memória de todos nós, pela importância que tem para os açorianos o Divino Espírito Santo, bem patentes na palestra de Avelino Menezes e na Função da Agualva.

Fotos: Guilherme Bettencourt

 Casa da Quinta da Estrela em Angra do Heroísmo 2021.05.19

Sem comentários: