sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MÓVEIS DA COLECÇÃO FRANCISCO DE BETTENCOURT

(2ª PARTE)



Acaba de sair no Boletim do Núcleo Cultural da Horta, nº 21, 2012: 303-340, e numa edição em separata, mais um interessante trabalho de Jácome de Bruges Bettencourt.

Trata-se da segunda parte da inventariação da colecção de móveis que foi pertença de Francisco Joaquim Martins de Bettencourt (1919-2006) reunida entre o 1º e o 3º quartel do século XX, na ilha do Faial.

Foi o maior e mais importante acervo que existiu na cidade da Horta. É de louvar estes trabalhos sobre o assunto. Fica-se com uma ideia dos recheios das casas das famílias de uma certa elite faialense, que até aqui se mantinha, não apenas no esquecimento, como também por estudar e classificar.

Sem dúvida que, Jácome de Bruges Bettencourt, por razões familiares, conheceu todas estas peças, mas sabemos que é, ao que se julga, quem melhor conhece o património que existiu ou ainda existe na ilha do Faial, conforme vem dando testemunho, em várias vertentes. Lembramos que o autor tem trabalhos publicados através do Núcleo Cultural da Horta, Instituto Açoriano de Cultura, Instituto Histórico da Ilha Terceira, Academia Portuguesa de Ex-Libris, Boletins das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Horta, Boletim da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, entre tantas outras publicações da Região Autónoma dos Açores e até do Continente.

Fazemos votos para que continue na divulgação do nosso património móvel, em especial do privado, de mais difícil acesso.

Sem comentários: