sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CONFRARIA DO LEITE DOS AÇORES


 No dia 29 de Setembro pp realizou-se na Igreja dos Arrifes, ilha de S. Miguel, a 1ª Entronização de Confrades da Confraria do Leite dos Açores, instituição criada oficialmente em Junho de 2011 com o apoio da Junta de Freguesia dos Arrifes, tendo como parceiros fundadores a Unileite, a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses e a Cooperativa Agrícola Bom Pastor.


Para além de alguns Lavradores foram investidas personalidades e associações, como por exemplo Carlos César, Noé Rodrigues, a Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Faial, a UNICOL, Federação Agrícola dos Açores e a Uniqueijo

Para Carlos César, Confrade Honorário da novel Confraria açoriana o surgimento desta Instituição “é a distinção que faltava às sucessivas gerações de lavradores, valorizando o seu trabalho e o seu produto. Gente que fez de dois por cento da superfície do território do país, um terço da produção nacional do leite. Gente que, ao longo das últimas décadas, se esforçou e venceu a batalha da quantidade. Gente que, do mesmo modo, se esforçou e venceu a batalha da qualidade”. 

A defesa, a promoção, valorização e divulgação dos genuínos produtos são os principais objectivos das Confrarias “para prestigiar e honrar aquilo que assumimos hoje como nosso compromisso: a defesa do Leite dos Açores. Uma defesa no plano económico e social mas também no plano formativo e pedagógico” referiu Carlos César.

“Uma defesa que se confunde com o nosso dever maior, que é o de defender sempre, sempre, sempre os Açores”, acrescentou o Presidente do Governo.



A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos fez-se representar pelo seu Vice - Grão Mestre, Paulo Caetano Ferreira.

Sem comentários: