quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pratos do Vulcão


Prato com módulo de 27,5 centímetros

A ceramista Maria Aurélia Rocha executou recentemente a encomenda de uma emissão de pratos numerados evocativos da erupção vulcânica de 1761 que afectou a região do chamado Pico Gordo, com escorrência de lavas sobretudo pela zona da freguesia dos Biscoitos, concelho da Praia da Vitória, da ilha Terceira.

Peças cerâmicas, estas, que logo se esgotaram, uma vez detectadas por visitantes que acharam muito interessante esta forma de memorar um acontecimento que ainda hoje marca a vida das gentes duma parte significativa da Ilha, nomeadamente na Canada do Mistério, freguesia dos Biscoitos, onde, ainda, existem vestígios de casas soterradas.

Paralelamente comemora-se a construção da Ermida do Divino Espírito Santo, edificada em cumprimento de um voto para que o fogo que ameaçava as propriedades de Matias da Silveira, e outras, acabasse. 

O pequeno templo foi de Mateus Borges do Canto e depois do comendador Círiaco Tavares da Silva que vendeu todo o prédio a Francisco Maria Brum, o “Senhor Chico Maria” que foi um dos mais dinâmicos e empreendedores empresários agrícolas da sua época.

Seu filho “Senhor Manelinho Maria” (Manuel Maria Gonçalves Toledo Brum) por virtude de alargamentos da via pública, viu-se obrigado a demoli-la e a reconstruí-la noutra posição, mas respeitando, sempre, ciosamente, o voto inicial, mantendo a família esta Ermida em impecável estado de conservação, já lá vão setenta e cinco anos.

J.B.B.

2 comentários:

M. A. Leal disse...

Muito interessante essa história que desconhecia.

Bagos de Uva disse...

Cara M.A.Leal

Agradecemos a vossa visita.