terça-feira, 29 de novembro de 2011

“Antropomorfismo Urbano”


Desenhos de Luís Pinheiro Brum

 No próximo dia 2 de Dezembro (sexta-feira), pelas 19 horas, Luís Pinheiro Brum apresenta uma Exposição de Desenho no Foyer do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo – CCCAH, que é bem representativa do gosto caligráfico e da narrativa imaginária. Figuras improváveis que parecem saídas de uma Alice do País das Maravilhas em que os corpos antropomórficos se misturam com cabeças de coelhos e espantalhos, gralhas e outros. Paisagens extraídas dos sonhos, sumárias, são o palco do teatro do absurdo: as figuras são, deste modo, o elemento central e o motivo da acção, remetendo a objectos em situações limite e de contraste que nos fazem pensar.


Natural dos Biscoitos, Ilha Terceira, Luís Fernando Pinheiro Brum cedo demonstrou uma aptidão para o desenho. Então, em 2004, começa a estudar Arquitectura Paisagista em Lisboa. Com esta mudança inserem-se novos valores que irão marcar profundamente o seu desenho. No entanto é quando vai estudar e, mais tarde, trabalhar para Barcelona que começa a refinar um mundo próprio, com códigos e sinais próprios.  
A inocência e romantismo, possíveis de encontrar na Ilustração infantil do século XIX, como “O Vento nos Salgueiros”, os contos de Beatrix Potter ou os de Lewis Carroll. Estas referências ganham nova expressão como uma metáfora para sentimentos quotidianos.

•  2009. Instalação Artística no evento Konvent.0 em Barcelona 
•  2010. Licenciado em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia 
•  2011. Seleccionado para a Mostra Nacional de Ilustração “Entre Pólos 2011” 
• 2011. Exposição de Desenho "Antropomorfismo Urbano" Foyer Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo


Fonte: CCAH

Sem comentários: