quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vinho generoso da casta Verdelho em garrafa cerâmica de grés vulcânico



Em emissão especial, comemorativa do centenário da Visita Régia aos Açores, 1901-2001, acaba a Casa Agrícola Brum Lda. de lançar no mercado esta valiosa e artística peça apetecível a qualquer coleccionador de bom gosto.

A presente garrafa, feita com barro vulcânico, pedra pomes e caulino, foi cozida num forno de chama invertida a 1200º centígrados e o vidrado é composto de pó de pedra e cinza de madeira.

Idealizada e concebida pelo notável ceramista Renato Costa e Silva, justamente considerado um dos melhores artistas do género a nível nacional, é já a segunda vez que a C.A.B. Lda. comemora uma efeméride de interesse histórico desta maneira e contando igualmente com a colaboração deste artista terceirense.

Num dos lados mostra as Armas Reais de Portugal e no outro o brasão dos Brum e o rótulo do vinho generoso que contém, da colheita de 1996 produzido nos Biscoitos. A capacidade da garrafa é de 0,75l e as peças são artesanais pelo que não são rigorosamente iguais, o que as torna mais interessantes (escorrimentos dos vidrados, cozeduras diferentes etc.).




Os interiores foram, também vidrados e curioso o pormenor da terminação do gargalo vidrado. As peças foram lacradas e aposto o sinete da C.A.B. Lda., sobre o selo.

De salientar a grande procura que esta cerâmica despertou, uma vez que estão a chegar à Casa Brum pedidos de todo o País solicitando o fornecimento de exemplares (limitados a 100 exemplares numerados e assinados por Renato Costa e Silva), sobretudo de sócios de Reais Associações, enófilos e membros de confrarias báquicas.

In A União de 25 de Setembro de 2001

Outra garrafa em grés vulcânico aqui

Sem comentários: