sábado, 1 de abril de 2023

EFEMÉRIDES AÇORIANAS _ ABRIL (15)

 

Freguesia da Sé - Angra do Heroísmo.  Rua de Jesus - ano: 1974

Festas do Império dos Quatro Cantos (bezerrada)



1.1884- É inaugurada a iluminação pública a gás em Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel).

2.1997- D. Aurélio Granada Escudeiro visita a freguesia de Ribeira Chã, Ilha de S. Miguel. O Bispo de Angra (»aqui) com os Confrades Fundadores da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos, Monsenhor José de Lima do Amaral Mendonça e o anfitrião Padre João Caetano Flores.

2.2022-Estiveram em reportagem na adega e museu do vinho da Casa Agrícola Brum as jornalistas da RTV Slovenija Mojca Mavec e Sara Bašin. Acompanharam-nas Bruno Melo e Pedro santos.   

3. 1997- A Comissão das Sanjoaninas e o Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo viajam para os Estados Unidos da América do Norte, com vista à promoção das Festas da Cidade.

4.1839-É inaugurada a iluminação pública com azeite de peixe em Ponta Delgada (ilha de S. Miguel).

5.1974-Por provisão do Senhor D. Manuel Bispo de Angra, está nomeado Vigário da Freguesia da Fonte do Bastardo, Ilha Terceira, o Reverendo Padre António da Rosa Pinheiro, natural da Freguesia de Cedros, Ilha do Faial.

6.2021-É Inaugurada, no Centro Cultural Multiusos da Ilha do Corvo, a Exposição "Açores- Silêncio e Ser".

7.2022-Confrarias do Butelo e da Casula fazem experimentam o seu cozido nas Furnas, ilha de S. Miguel

8.1840- Vinda da Ilha de Santa Maria, com um carregamento de louça e barro, encontra-se no porto da Horta a escuna “Formuzura Açoreana”.

9.1871- É fundada em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, a Filarmónica Rival das Musas.

10.1974-Encerra hoje o ciclo de palestras comemorativas do 68.º aniversário da Fanfarra Operária, em Angra do Heroísmo.

11.1958-São aprovados os Estatutos da Adega Cooperativa da Ilha Graciosa

12.2022- É inaugurada, no Museu de Arte Sacra da Cidade Horta, a exposição "Custódias do Faial".

13. 1952- A Vivenda José Mendes À Cruz da Duas Ribeiras na Freguesia de S. Bartolomeu dos Regatos, concelho de Angra do Heroísmo, vende batata doce a 1$00 cada quilo.

14.1912.É fundada na Povoação, Ilha de S. Miguel a Filarmónica Troféu. Em 1860 existiu uma outra , com o mesmo nome.

15.1970- É inaugurada a ermida e cemitério da Freguesia de Ribeira Chã. De salientar a colaboração do pároco João Caetano Flores.

16. 2022- Realiza-se na Praça De Toiros da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, um Festival Comemorativo do Centenário da Filarmónica Espírito Santo da Freguesia de Agualva, concelho de Praia da Vitória.

17.1974-Promovido pelo Grupo Coral da Freguesia da Conceição (Angra do Heroísmo) 

realiza-se na Fanfarra Operária um serão convívio onde actuará o conjunto Flama Combo.

18.4.1994- Durante a Presidência Aberta dedicada ao Ambiente o Dr. Mário Soares visita na companhia do Director do Departamento de Ciências Agrárias, Prof. Dr. José Álamo Meneses, a Exposição, promovida pela Universidade dos Açores, sobre o Litoral da freguesia de Biscoitos, no panorama vitícola, apresentado pela Câmara Municipal de Praia da Vitória.

19.1942-É inaugurado em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, o monumento a Antero de Quental, concebido por Xavier Costa e Júlio Cascais.

20.1974-É promovido a Técnico Verificador de 1.ª Classe do Serviço de Prevenção e Fiscalização Tributária o Sr. Orlando Cardoso Alves Bettencourt.

21.1974-Cerca de 500 mil escudos foi o valor bruto da pesca artesanal nas ilhas do Faial e Pico, durante os dois primeiros meses deste ano.

22.2022- Começam as Jornadas do Vinho de Verdelho dos Biscoitos. Uma organização da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos (Ilha Terceira). Ambiente, agricultura e vitivinicultura, turismo e cultura, são os grandes temas em debate nas primeiras jornadas do vinho verdelho dos Biscoitos, que vão decorrer até 25 de Abril pf.

23.1997- Realiza-se na Câmara Municipal de Velas a entronização dos primeiros Confrades da Confraria do Queijo São Jorge. Presentes membros da Confraria do Vinho do Porto (confraria madrinha) e como testemunhas membros da Confraria da Panela ao Lume (Guimarães) e da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos (Ilha Terceira).Representam a Confraria terceirense os Confrades Fundadores Padre João Caetano Flores, Victor Manuel da Silva Alves e Luís Manuel Mendes Brum.

23.2022- Realizam-se duas touradas à corda na Ilha Terceira:  Ao Lugar na freguesia dos Altares e na freguesia da Fonte do Bastardo. ..

Os Ciclos do Espírito e do Touro começam em Maio, que é o mês das flores e verduras, da alegria, da Primavera e da fecundidade da terra, acabando estes ciclos no fim do ano litúrgico católico  »AQUI

24.2022-24.2022- Realiza-se uma tourada à corda na Rua de Baixo, freguesia de  S. Pedro de Angra do Heroísmo...

Os Ciclos do Espírito e do Touro começam em Maio, que é o mês das flores e verduras, da alegria, da Primavera e da fecundidade da terra, acabando estes ciclos no fim do ano litúrgico católico  »AQUI

25.2022- Realizam-se duas touradas à corda na Ilha Terceira: freguesia de Feteira  e no Largo da freguesia de S. Bento, concelho de Angra do Heroísmo.

Os Ciclos do Espírito e do Touro começam em Maio, que é o mês das flores e verduras, da alegria, da Primavera e da fecundidade da terra, acabando estes ciclos no fim do ano litúrgico católico  »AQUI

26.1936-É inaugurado em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, o Padrão da Grande Guerra ( junto ao Castelo de São Brás). Projecto do Arquitecto Raúl Lino e escultor Diogo de Macedo.

27.1976-É constituído na Relva, Ilha de São Miguel, o Grupo Folclórico de Cantares e Bailados da Relva. 

28.1974-A Comissão das Festas de S. João -74 presta homenagem ao professor Jorge Tavares da Silva, Delegado da Direcção Geral dos Desportos do Distrito de Angra do Heroísmo.

29. 2022- Tem inicio na Ilha Terceira o Wine In Azores.

30.2022- Realizam-se duas touradas à corda na Ilha Terceira: no Terreiro , freguesia de S. Bartolomeu dos Regatos e no Largo da Igreja da freguesia de Santa Bárbara, concelho de Angra do Heroísmo.

Os Ciclos do Espírito e do Touro começam em Maio, que é o mês das flores e verduras, da alegria, da Primavera e da fecundidade da terra, acabando estes ciclos no fim do ano litúrgico católico  »AQUI

Fontes: Cultura Açores; Revista Verdelho n.º 6 ano 2001 da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos, Ilha Terceira


Sem comentários: