1.1949- É inaugurada, na Horta, a agência da Caixa Geral de Depósitos
2.1955- É inaugurado, pelo comandante Henrique Tenreiro, o Bairro dos Pescadores na freguesia de S. Mateus da Calheta, concelho de Angra do Heroísmo.
4.2017-O bispo de Angra assina o decreto episcopal que cria três novos vigários episcopais de zona e um para a formação.
A decisão de D. João Lavrador, depois de ouvidos os conselhos Presbiteral(Clero) e Pastoral Diocesano (maioritariamente leigos), que deram parecer favorável, fundamenta-se na “realidade geográfica, demográfica e contexto sócio-cultural da Diocese”, sublinha o decreto episcopal a que o Sitio Igreja Açores teve acesso.
Os três novos vigários são o Cónego Adriano Borges (reitor do Santuário do Santo Cristo) para as ilhas de São Miguel e Santa Maria; o Pe. João Bettencourt das Neves (Pároco das Lajes do Pico) para as ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo e o Vigário Geral, Cónego Hélder Fonseca Mendes acumulará a função de vigário episcopal para as ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa. O novo vigário episcopal para a formação é o Cónego Ângelo Valadão, deão da Sé de Angra e Vigário do Curato de São Carlos, na ilha Terceira.
5.1698- Os irmãos da Irmandade das Almas da freguesia da Ribeirinha, Ilha Terceira, continuam em reflexão.
7.2016- As paróquias da freguesia dos Arrifes, Ilha de S. Miguel, organizam o dia do Catequista , participando as ouvidorias da Ilha.
9.2001- Decorre em Angra do Heroísmo, o Colóquio Internacional “Modelos da Europa”.
10.1947- Nasce, na Vila de Cascais, Roberto Artur da Luz Carneiro.
11.1941- Chega à Ribeira Grande na Ilha de S. Miguel, o serviço telefónico.
12.2007-Falece o Ilustre Terceirense Ricardo Jorge Machado Mendes da Rosa» aqui
13. 1964- É inaugurado o nicho da Virgem Peregrina na freguesia dos Biscoitos, Ilha Terceira
14- 2003- É inaugurado no Largo do Infante, na cidade da Horta, o “Monumento comemorativo dos 25 anos de Autonomia Legislativa Regional”, de autoria do escultor micaelense Álvaro Raposo de França.
15.1641- Por provisão se manda dar a cada vereador das Câmaras da Ilha terceira, a exemplo do que se pratica na Ilha de S. Miguel, dois cruzados, todas as vezes que integrem procissões, e outro tanto por visitarem as fortificações. Pelos mesmos serviços se abonam 700réis a cada um dos oficiais de outros misteres.
16. 2014- Encerra na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, a «Vinum Culturae Nostrae Est», Exposição de rótulos de garrafas de vinhos regionais provenientes da colecção de Luís Mendes Brum, gentilmente cedidos por este coleccionador. »aqui
17.1832- São extintos os conventos pelo decreto n.º 25.
18.1858-Nasce na Horta Florêncio Terra. Professor, Contista e Jornalista. Teve como pseudónimo “Ricardo”.
19.2016- Decorre no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada um debate intitulado "Azores Aquarium", organizado pela Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitectos e do Fórum Açoriano.
21.1932- O Dornier Do X amarou na freguesia da Ribeirinha, Ilha do Faial.
23.1971- É inaugurado no Parque Terra Nostra, nas Furnas, Ilha de S. Miguel, o busto a Thomas Hickling.
24. 1614- Forte sismo abala a praia da Vitória e arredores.
25. 1786- Morre em D. Pedro III e as Câmaras da Ilha Terceira mandam observar o luto da seguinte forma: “ Mandamos a todas as pessoas de um e outro sexo pratiquem o sobredito luto a saber - os homens com fumo nos chapéus e nos gorros, e as mulheres usarão de mantilhas pretas, e toalhas lisas, e todos de fivelas cobertas, pelos espaço do dito tempo, com pena de 6#000reis e 30 dias de cadeia. Também se ordenou que as mesas dos tribunais se cobrissem de luto”
26.1968- É benzido o nicho dedicado a Nossa Senhora do Ar localizado na Ribeirinha , Ilha de São Miguel.
27. 2017-Termina Azores Trail Run,uma prova de corrida em trilhos que se realizou nas Ilhas do Pico e do Faial.
29.1999- Terminam, em Angra do Heroísmo, as Jornadas de Medicina e Clínica Geral.
30.1841- Entra no porto da Horta, vindo de Cadiz, o brigue Xeter de nacionalidade inglesa.
31.1964- É benzida, no caminho junto à Vila Nova do Corvo (Ilha do Corvo) um nicho com a escultura de N.ª S.ª dos Caminhos.
Fontes: Açores1918; Marcelino Lima-Anais da Ilha do Faial1943- Guido de Monterey-As Duas Ilhas do Oriente.
Sem comentários:
Enviar um comentário