sexta-feira, 7 de agosto de 2020

VOCABULÁRIO DE GUERRA

 Há sossego na Ilha -Como vai a passarada?-

Receamos que haja aqui guerra- A gatinha teve outra ninhada.

Grande desembarque e muito material- O terraço da casa continua com flores

A vida caríssima, não há nada, morre-se de fome -Manda-me os sapatos

Tudo intimamente bem- Jardim todo florido Espera-se agora a revolução- Cultivo agora begónias

Espera-se guerra e bombardeamento das cidades - Tenho criação de canários

Vão partido muitas tropas - Aluguei quinta no Lumiar

Esta situação mantem-se- Como estão as tuas flores

Estamos em lua de mel - Estamos sem empregada

Isto não tem conserto -A Leonor tem mais um bebé

Tem havido combates navais – Esteve cá o Gil e família

Chega cada vez mais material de guerra-Tenho tido muito trabalho no liceu

Começaram as obras no Paul- Tenho comido enguias

Fugimos para o Alentejo-Visitamos a Ludovina

A Virgínia foge com o José -A Clarice envia-vos saudades

Estou na fronteira guerreando- A Lídia tem aparecido

Estou na fronteira- Saudades à Joaquina

Revolta entre ingleses e americanos- Manda-me a suite de Grig 

Caiu 1 bomba na cidade-1-2-3 – manda-me 1 caixa de molas-2-3-4

Morreu muita gente- Manda-me o chapéu por este vapor

Espera-se guerra com Espanha- o meu cão morreu

Estamos sem luz, ás escuras- Tenho tirado retratos

Isto está tudo um horror-Tens tido muitas bananas?

Não enviei encomendas postais -O terraço mete água em ?

Faz-se campo de aviação nas 5- Na quinta fiz plantio de batatas

Os vapores vão rarear e há perigo- Perdi a caneta permanente

Receia-se bombardeamentos à Ilha-A Julieta casa-se na quinta-feira

Fugimos para S. Bartolomeu com todos os tarecos -  A Clarice tem estado com gripe

Há greves e tumultos-Tenho vontade de comprar rádio (aparelho)

Há muitas tropas americanas- A Lídia está com alívios

Também caíram casas- Manda-me, também, as pantufas pelo primeiro vapor

De bordo deitaram uma bomba para terra- Envio as medidas do vestido

Vivemos numa aflição constante- Gosto das meias sem cintos

O Campo das Lajes foi bombardeado- Gosto das luvas pretas

São os ingleses que nos governam, as nossas autoridades nada fazem- Envio-te uma caixa com selos

Um submarino atacou dentro da nossa baía os vapores americanos- O teu fato preto ficou cá

Rebentou 1-2-3 bombas causando estragos e morreram 1-2-3 pessoas- Manda-me 1-2-3 pincéis e 1-2-3 tubos de tinta.

Apontamentos da angrense Luzia de Barcelos Maya (Professora do Liceu de Angra do Heroísmo)


Sem comentários: