quarta-feira, 4 de março de 2020

BRUM


130 Anos de Tradição



A tradição tem sido a mais fiel guarda da vinha e do vinho, com os quais a família Brum têm vindo a manter uma relação, desde 1890, como de uma “amante” se tratasse... colocando os Biscoitos e a Ilha Terceira no Mapa Vitivinícola. 

A 5.ª geração da Casa Agrícola Brum apresentou, hoje (4 de Março), o BRUM licoroso doce, comemorativo do seu 130.º Aniversário (1), evento que decorreu no território da Resistência... espaço do seu Museu do Vinho - Biscoitos da Ilha Terceira, uma das nove da Região Autónoma dos Açores.



Miguel Amorim(enólogo da Adega das Casa Agrícola Brum), Luís Vieira(presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos), José Arruda (Presidente da AMETUR-Associação Internacional de Enoturismo e Secretário-Geral da AMPV-Associação dos Municípios Portugueses do Vinho), Luís Fernando Pinheiro Brum(sócio-gerente da Casa Agrícola Brum Lda.), Tiago Ormonde (vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória) e António Espínola Godinho (Mestre-adegueiro da Adega da Casa Agrícola Brum).

Gracias a São Pedro, ao anticiclone e ao trabalho dos mais directos colaboradores as uvas estavam excelentes... os terrenos bravios, agrestes, corrosivos, com ventos salgados de vários quadrantes... as inevitáveis fugas do carvalho e as naturais oxidações são, também, responsáveis por este vinho licoroso, único, que deve ser degustado como a sentinela à porta do templo do gosto. Uma colheita feita com cem anos de experiência por trás.

Nota de prova

Vinho: BRUM (130 anos de tradição)
Região: Biscoitos -Ilha Terceira (Atlântico Norte)
Ano: 1990 (30 anos).
Fermentação tradicional em "bica aberta", beneficiando com aguardente vínica e envelhecido em cascos de Carvalho francês durante 30 anos, sendo apenas decantado e trasfegado. 
Castas : Verdelho e Terrantez da Terceira.
Cor: Acastanhado com reflexos de ouro velho.
Aroma: Elegante de café e frutos secos (nozes e avelãs), especiarias, sobressaindo um fumado de madeira nobre.
Sabor: Vinho muito meloso e aveludado, acidez equilibrada, grande complexidade, café  torrado, caramelo, nozes e um final de madeira nobre, muito persistente.
Álcool:17,5 % em volume.
Enólogo: Miguel Amorim 


(1) A 2 de Fevereiro pp a Casa Agrícola Brum, neste mesmo espaço, comemorou os 130 Anos com os seus colaboradores » Aqui

Casa Agrícola Brum - 130.º AniversáriAQUI


2 comentários:

mlfvnp disse...

Parabéns à Casa Agrícola Brum especialmente ao seus actuais mentores, um forte abraço :-)

Bagos disse...

Muito obrigado!
Com as melhores saudações enófilas um grande abraço