quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

PATRIMÓNIO DAS ÁGUAS DE ANGRA

Um excelente trabalho de Vítor Brasil




Contando com a presença de mais de um cento de participantes, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, no passado dia 20 de dezembro, foi apresentado o livro Património das Águas de Angra, uma notável obra que constou como tese de mestrado de Vítor Batista Medeiros Brasil e, sem dúvida, é um dos mais interessantes trabalhos sobre o tema.

Contando este livro 424 páginas, reproduzindo centenas de imagens sobre o assunto, este livro teve a chancela do Instituto Histórico da Ilha Terceira e contou com o apoio da Direcção Regional da Cultura e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O seu autor, Vítor Brasil, é licenciado em História Científica e mestre em Estudos do Património. Nascido em Angra em 1973, é desde 2001 funcionário Municipal, primeiro como administrativo, trabalhando nas secções de obras, de aprovisionamento e do património, até 2010, altura em que é reclassificado como técnico superior, sendo-lhe reconhecida, assim, a sua competência. 
Já era autor de textos que abordam a história e património edificado das águas, sobretudo na área urbana de Angra.

Recordamos que este município tem contado no seu quadro de pessoal com autores que publicaram obras, como Gervásio Lima, Luís da Silva Ribeiro, João Dias Afonso, Jácome de Bruges Bettencourt, Carina Fortuna, Paulo Mendes Barcelos e agora Vítor Brasil.

A apresentação de Património das Águas de Angra esteve a cargo de Paulo José Mendes Barcelos, que, conhecedor do assunto, soube evidenciar claramente o interesse deste trabalho que, sem dúvida vem enriquecer, sobremaneira, agora o tema.

Interessantes também, as imagens contidas neste livro, como as do grande fotógrafo que foi, António José Leite, já conhecidas, a de Wilhelm Tobien, do The National Geographic Magazine (1935), William George Hawkins (1944) e as inéditas de Maria José Rego Machado dos Santos (falecida cerca de 1994). Não esquecendo a magnífica recolha de Vítor Brasil, ao fixar imagens de chafarizes, lavabos, tanques, arquinhas, cisternas e outras alusivas.


Segundo Vítor Batista Brasil afirmou a Bagos d' Uva:

"A cidade de Angra do Heroísmo, inscrita em 1983 na lista do Património Mundial da UNESCO, encerra um património arquitectónico excepcional a todos os níveis. Deste património destacam-se, naturalmente, os elementos relacionados com a arquitectura da água, muito representativos, quer na variedade tipológica e estilística, quer na variedade funcional e operacional. 

Quer pela sua riqueza e diversidade, quer pelo perigo de desaparecimento, em que boa parte do património das águas de Angra se encontra, torna-se urgente estudá-lo, referenciá-lo e, principalmente, preservá-lo. Conhecer é mais do que saber que existe. Este estudo representa um esforço para criar uma ferramenta que, de um modo concertado, ajude à gestão desse património de valor cultural inestimável.

Este estudo está estruturado em três partes. Na primeira, pela pesquisa e tratamento das diversas fontes de informação, organizou-se uma síntese histórica da evolução dos sistemas de captação, condução e abastecimento de água em Angra, bem como da sua administração. Na segunda, apresenta a inventariação — descrição e distribuição —, o mais exaustiva possível, das estruturas relacionadas com o património vernáculo das águas das cinco freguesias urbanas de Angra do Heroísmo, sejam públicas ou privadas, religiosas ou civis, danificadas ou intactas. Na terceira, e última, apresenta um conjunto de propostas e estratégias que podem, e devem, ser observadas para a protecção, salvaguarda e valorização deste património, assim como alguns casos de boas práticas a respeitar.

Julgamos ter criado um importante instrumento que permite efectuar pesquisas de natureza quantitativa e qualitativa, fundamentais para delinear estratégias de intervenção, definir planos de manutenção preventiva, de salvaguarda e valorização deste património.

Sem pretensão alguma de esgotar o tema do memorial histórico e patrimonial hidráulico angrense, parece-nos interessante e importante tomar este ponto de partida, para o estabelecimento de um estudo de carácter científico. Apresenta documentação teórica e coloca hipóteses de abordagem a esta temática, constituindo aquilo que esperamos venha a ser um útil instrumento de base para outros estudos."

Soubemos ainda que Vítor Brasil vai continuar o seu trabalho com o estudo e inventariação da parte rural, bem assim do Concelho da Praia da Vitória, que fica a faltar para cobertura integral de toda a ilha.

Está de parabéns o Vítor e nós também, pelo precioso trabalho que nos oferece.

Ponce de Leão

Sem comentários: