Gravura/reclame da Casa da Moda, 141-143, em Angra do Heroísmo
1.1989- Integrado no VI Festival Internacional dos Açores, actua no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, o Quarteto Checo.
2. 1943- A Casa da Moda de Vidal & Companhia e Sucessores, à Rua da República (Rua da Sé), 37-43 e à Rua de São João, 141-143, tem novidades em fazendas.
3.1982- No primeiro semestre deste ano nas Lajes (ilha Terceira): 1.530 Aviões, 127. 135 Passageiros.
4.1989- Integrado no VI Festival Internacional dos Açores actua no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, a Nova Filarmónica Portuguesa sob a batuta do Maestro Álvaro Cassuto.
5.1980- Termina o programa festivo do Centenário da União Portuguesa do Estado da Califórnia, que incluiu desfiles de filarmónicas portuguesas, com carros alegóricos, exposições e actos religiosos. Entre os muitos convidados o cardeal de Boston, D. Humberto de Medeiros e o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. João Bosco Mota Amaral.
6.1906- Encontram-se na Depósito da Fábrica de Tabacos Micaelense, na casa Ferreira, na Tabacaria Arão e no Escritório de Amadeu Monjardino, em Angra do Heroísmo, listas para subscrições de acções destinadas à fundação de uma empresa de automóveis na Ilha Terceira – exploração de carreiras de automóveis – acções de 5$00 reis.
7.1991- É inaugurada na Fazenda das Lajes, ilha das Flores, a nova sede da Associação Agrícola daquela Ilha.
8.1987- Hoje e amanhã decorre na freguesia da Ribeira Chã, concelho da lagoa (ilha de S. Miguel) a Feira Agrícola e da Fruta.
9.1985- Juraram Bandeira no Regimento de Infantaria de Angra do Heroísmo (Fortaleza de S. João Baptista) mais de duas centenas de recrutas.
10. 2008- O restaurante da Pousada da Quinta da Montanha na ilha de Santiago, República de Cabo Verde está presente na Feira Gastronómica do Atlântico, que decorre na Praia da Vitória.
11.1848- É consumida pelo fogo a casa n. 12, Rua do Salinas, pertencente à D. Carolina Portugal Ribeiro.
12.1913- Nasce na Lagoa, ilha de S. Miguel, Numídico Bessone Borges de Medeiros Amorim, escultor e medalhista de renome internacional.
13.1885- Nasce em Lousada D. António de Castro Meireles, Bispo de Angra.
14. 1986- Abre em Angra do Heroísmo a “Residencial Balalaika” à Avenida Infante Dom Henrique, 32.
15.1949- Depois de ter feito uma escala de cortesia em Vila do Porto (Santa Maria) chega a Ponta Delgada o novo navio/motor o “Vila do Porto”, da Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, que realizou experiencias oficiais em 22 de Junho p.p., sendo embandeirado em 28 do mesmo mês. O “Vila do Porto” foi construído em Inglaterra pela Blyth Drydocks & Shipbuilding Co. Ltd., tem características idênticas às do “Horta”.
16. 1942- Realiza-se na Praça de Toiros de S. João uma corrida com oito toiros fornecidos pelo criador Tomaz de Borba. Actuará o cavaleiro Angrense Virgínio Ávila entre outros artistas terceirenses.
17.1978- Falece na sua residência sita à Rua da Miragaia, 67, em Angra do Heroísmo, o Tenente-Coronel José Agostinho, cientista de renome internacional.
18. 1949- Na Secretaria do Comando Distrital da Policia de Segurança Publica de Angra do Heroísmo aceitam-se propostas em cata fechada para venda de 129K,500 de caixas de cartuchos vazios.
19.1978- O Navio “Lagoa”, com carga a bordo, fica retido na baía de Angra devido à greve da Marinha Mercante.
20.1981- A Liga dos Bombeiros Portugueses - Confederação de Associações e Corporações de Bombeiros, agracia com as Ordens Militar de Cristo e da Benemerência – condecora com a Medalha de Ouro, de três estrelas Manuel Soares Bettencourt, que há quarenta anos , na ilha do Faial, se iniciou na nobre senda Vida por Vida e, desde 1949, por transferência, interessou no Serviço de Incêndios de angra do Heroísmo, onde agora exerce funções de 2.º Comandante, “ em virtude de Relevantes Serviços prestados, pondo em risco a própria vida”.
21.1949- A Rádio Lajes, concelho da Praia da Vitória, realiza a sua primeira experiência, trabalhando com um emissor de 650 watts.
22.1980- Encontra-se nos Açores em missão cultural subsidiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais o Dr. Franz-Almeida.Langhans, historiador e heraldista.
23.1980- O Dr.Franz-Almeida Langhans durante a sua estada em Angra do Heroísmo aproveitou para dar umas voltas pela Cidade. Antes do seu regresso a Lisboa deixou uma carta (um relatório) dizendo das impressões que colheu…
24.1985- Integrada nas comemorações dos 450 anos da elevação de Angra a Cidade, realiza-se no Convento de S. Francisco uma Exposição de Carros Antigos, alguns oferecidos (ou em depósito…) no Museu de Angra do Heroísmo.
25.Encontra-se na Terceira S.A.R. o Senhor Dom Duarte de Bragança que se faz acompanhar dos seus irmãos Infantes D. Miguel e D. Henrique. Regressará ao continente no próximo dia 29.
26.1974- A Firma Frederico A. Vasconcelos (Herdeiros), Lda. Em Angra do Heroísmo tem para venda vinho vinho Tinto e Branco a 1100 o Litro.
27.1986- Chega à ilha Terceira a Banda da Sociedade do Divino Espírito Santo, no Estado da Califórnia, a fim de abrilhantar as Festas da freguesia dos Altares, 1º Centenário de N.ª S.ª de Lourdes.
28.2009-Vinda dos Ginetes, ilha de São Miguel, encontra-se na ilha Terceira a Filarmónica Minerva.
29.1932- É laçada a primeira pedra do edifício destinado às Escolas de Instrução Primária dos dois sexos das freguesias da Sé, Santa Luzia e São Pedro da cidade de Angra do Heroísmo, denominada Escola Infante Dom Henrique, mandada construir pela Comissão Promotora de Construções Escolares, em comemoração do Quinto Centenário dos Descobrimento dos Açores.
30.1937- Falece o Padre Manuel Azevedo da Cunha, natural da Calheta, ilha de S. Jorge, Professor, escritor, músico e orador.
31.2009- Através dum intercâmbio com Grupo Folclórico "Memórias da Nossa Gente" da freguesia de São Bartolomeu, encontra-se na ilha Terceira o Rancho Folclórico Roda Viva do Telheiro (Maceira – Leiria)
Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores”.
Sem comentários:
Enviar um comentário